Já viu esse vídeo? #4: uma aula de cinema com o Elegante

Desde que criei uma nova relação com o YouTube, a plataforma tem se tornado uma forma de escola pra mim. Sem desmerecer os profissionais da educação, claro, mas o YouTube possui uma enorme gama de conteúdos com o intuito de informar, ensinar ou apresentar uma perspectiva mais profunda sobre vários assuntos. A sugestão que compartilho hoje é o canal Elegante, um lugar que oferece um olhar aprofundado sobre a arte e a maneira como ela impacta a nós, espectadores.

Apresentado pelo Rick, um cara que nunca deu as caras nos vídeos, ele sobe um conteúdo para quem é apaixonado por cinema e é curioso sobre os desdobramentos de filmes ou gostaria de saber um pouco mais sobre determinada obra.

Por exemplo, o filme Interestelar (2014) é um filme do diretor Christopher Nolan que na época me chamou muita atenção e sai satisfeito do cinema. Entretanto, preciso confessar que não entendi ou acompanhei o ritmo da trama assim de cara e isso provocou um sentimento de: “Ok, o filme é legal!”. Porém, foi após assistir um vídeo do Elegante sobre o filme que me peguei apaixonado ao entender a magnitude que esta obra é.

O vídeo dedicado ao filme trata de dar uma atenção especial ao contexto do filme, explicando sua narrativa, embasamentos científicos e afeto no sentido mais íntimo da palavra. Afinal, você arriscaria dizer que Interestelar é um filme que aborda a jornada da humanidade SE SALVANDO?

Pois bem, o vídeo do canal traz exatamente essa perspectiva e explicação sobre a obra:

https://youtu.be/2sabFzxI_X4

Mas o que me fez assistir os vídeos dele quase que interruptamente, foi um especial que ele criou sobre a mitologia de Matrix (1999). Dividido em diferentes vídeos e cada um com uma temática sobre o universo do longa, os vídeos te proporcionam um mergulho ao que aparentemente parece ser uma guerra entre homem e máquina.

O Rick traz análises filosóficas e até despercebidas do que a trilogia Matrix representa. Para muitos, o filme parece ser um odisseia de ficção científica, mas vou deixar com um dos vídeos sobre o filme que traz uma informação curiosa: você sabia que o Neo… é um programa?

https://youtu.be/7_AVGdNxWpQ

O canal anda experimentando dissecar obras de outras mídias também, como séries, animes e curta-metragens. Um deles que me chamou bastante atenção é sobre do que se trata, afinal, a série da HBO Westworld.

Por se tratar de um mundo de realidade virtual, em que certos comportamentos condenáveis na sociedade são aceitos e praticados com certas psiquê doentio. A série passeia por uma temática de ficção científica e assuntos do âmago humano no seu mais puro instinto animal.


Sugiro a você um deleite nos conteúdos do canal. Lá, tem um vasto leque de informações e uma visão aprofundada sobre obras da sétima arte e entretenimento geral. E o mais interessante: quase sempre os vídeos vêm com uma boa dose de provocações (no melhor sentido da palavra), que te fazem repensar as obras pautadas nos vídeos e, até mesmo, sua percepção do mundo em si.

Confira as outras indicações do “Já viu esse vídeo?”:

Já viu esse vídeo? #1: A Ficção e a Realidade do Meteoro Brasil

Já viu esse vídeo? #2: A nerdice e a criticidade de Gustavo Cunha

Já viu esse vídeo? #3 A canja musical do Nossa Toca

administrator
Jonas Sakamoto é jornalista e diretor de fotografia. Atua em São Luís como produtor audiovisual, diretor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, portal PapodeHomem e, atualmente, trabalha como repórter na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). É fundador e editor-chefe do SobreOTatame.com e viciado em ciclismo.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários