Jazz, blues e Toninho Horta: festival ganha show de lançamento no TAA

Foto: Vitor Maciel/Divulgação.

O já tradicional e aguardado Lençóis Jazz e Blues Festival chega em sua 11ª edição e irá fazer sua pré-estreia no próximo dia 26 de julho, às 20h, no palco do Teatro Arthur Azevedo (TAA) com um show de lançamento que, além da divulgação da programação e demais atrações do evento, terá a noite abrilhantada pelo show do compositor, arranjador e guitarrista Toninho Horta.

O show de lançamento irá tornar pública a programação do evento, as principais atrações e o formato que o festival irá propor para este ano. Mais do que uma oportunidade para divulgar o evento, o show de lançamento será uma forma de aproximar os amantes de jazz do Maranhão da atmosfera que toma conta do estado nos dias do festival.

Este ano, o Lençóis Jazz e Blues Festival ocorrerá entre os dias 16 e 17 de agosto, em São Luís.

Circuito São Luís

Com programação a partir das 16h e se estendendo até o fim da noite em dois palcos, o Lençóis Jazz e Blues Festival 2019 será realizado em São Luís nos dias 16 e 17 de agosto e estão confirmadas mais de 15 atrações que, assim como nas edições anteriores, estarão divididas nos dois dias de festival nos palcos da Concha Acústica Reynaldo Faray.

Leia também | Cinco motivos para não perder o Lençóis Jazz & Blues Festival

O circuito São Luís vai contar com uma programação recheada de música instrumental, MPB, além de música eletrônica. Esta edição promete atrair fãs e apreciadores de música de toda a cidade.

Para a edição de 2019, serão apresentados artistas que estão em destaque na música com sua poesia, talento e habilidade técnica. Para isso, cada um foi cuidadosamente selecionado na curadoria do festival prezando pelo gosto do público maranhense e amante da cultura.

Toninho Horta

O cantor, compositor e também instrumentista Toninho Horta. Foto: Paulo Ti/Divulgação.

Toninho Horta é compositor, instrumentista, cantor, arranjador e produtor mineiro de grande fama nacional e internacional. Autodidata, se tornou profissional aos 16 anos, se apresentando em festivais e acompanhando diversas cantoras em programas de TV.

Em 1967, no II Festival Internacional da Canção Popular do Rio de Janeiro teve duas composições classificadas: “Nem é Carnaval”, com letra de Márcio Borges, e “Maria Madrugada”, com poesia de Júlia Horta.

Leia também | 7 sons de artistas que nunca se apresentaram em São Luís

Toninho Horta foi um dos destaques de um dos mais importantes movimentos musicais da MPB dos anos 1970, o “Clube da Esquina”, formado também por Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso, Fernando Brant e Márcio Borges. No álbum duplo Toninho fez arranjos de base e tocou vários instrumentos: violão, guitarra, baixo, bateria, percussão.

Já foi eleito como o 5º melhor guitarrista do mundo pela revista britânica “Melody Maker” em 1977, além de ser um dos guitarristas mais influentes do mundo do Jazz no século XX. Reconhecido internacionalmente, o músico já tocou com grandes nomes do cenário, como Elis Regina, Milton Nascimento, Tom Jobim, George Benson, Pat Metheny e Wayne Shorter.

Toninho está em fase de comemoração pelos seus 50 anos de carreira, o que já resultou no lançamento de seu songbook “108 Partitura de Toninho Horta”, em 2017. Desde então, o músico vem se apresentando em sua turnê internacional que já passou por países da Europa e Ásia.

Leia também | Dias de Jazz e Blues no paraíso dos Lençóis

Para o show de lançamento do 11º Lençóis Jazz e Blues Festival, Toninho Horta irá apresentar seus grandes sucessos, acompanhado dos músicos Marcelo Carvalho (Piano e direção Musical), Renato Serra (Teclado), Lionel Almeida (Baixo), Israel Dantas (Violão e Guitarra), Ronald Nascimento (Bateria), prometendo um grande espetáculo para todos que comparecerem.

Caráter Social

A entrada para o evento de lançamento do festival poderá ser trocada por 1kg de alimento não perecível – os ingressos estarão disponíveis para troca na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo, das 14h às 18h.

Todo o alimento arrecadado será doado para Fundação Antônio Dino, mantenedora do Hospital Aldenora Bello que realiza tratamento para o câncer de forma gratuita.

Gustavo Sampaio é jornalista e radialista. Atua em São Luís como repórter, assessor de comunicação, produtor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, Rádio Educadora, O Imparcial, Volts, Governo do Maranhão. É editor-chefe do SobreOTatame.com, além de pesquisador musical e louco por animais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários