Jon Sul e Luís Lima no álbum “2019’64”: resistência em poesia-música e arte como bandeira de luta

Os músicos Jon Sul e Luís Lima (Foto: Divulgação).

2019’64, um álbum que nasceu no ano passado e, nas palavras da dupla Jon Sul e Luís Lima, responsáveis pelo trabalho, é um disco influenciado por um ano cheio de distopias, estranhezas e obscurantismo.

E são as faixas deste novo álbum, ainda sem previsão de lançamento, que marcam o show homônimo que será feito pela dupla às 16h do dia 8 de agosto, e será transmitido na página do YouTube e nas redes sociais do Casa d’Arte, em formato de “live”, como parte integrante do projeto Quintal Cultural.

Leia também | Baré de Casco completa nove anos de carreira e lança seu 2º single; ouça “Kumbaya”

Algumas músicas do inédito álbum serão apresentadas no show, já antecipando alguns conceitos que serão trabalhados no disco, como a resistência em poesia-música e arte como bandeira de luta. 2019’64 carrega, além das estranhezas citadas anteriormente, as resistências e encontro com os seus também encontrados em 2019.

1964, também citado no título, é o ano que nasceu o poeta Luís Lima, e que traz o estigma com histórias de repressão e as memórias necessárias. Para Luís, o álbum traz em sua itinerância a forma de enfrentar tempos nefastos: com arte e graça para derramar poesia em versos cantados.

A apresentação terá o encontro das cordas de Luís Lima (voz e violão nylon), com a inquietação das revoluções necessárias de Jon Sul (voz e violão), e o talento de Júnior Barreto (violão aço). Serão três violões em cena, além das participações especiais (e virtuais) do percussionista Luiz Cláudio (Zabumba Records), dos poetas Mário Chagas e Celso Borges, além da presença de Luzenice Macedo recitando a música-poesia Desapego.

Leia também | Top 10 discos nacionais interessantíssimos lançados em 2020

A ambientação do palco será feita pelo artista Cláudio Lima, que também assina o design gráfico do disco.

2019’64, o disco

Design gráfico por Cláudio Lima.

O disco 2019’64 reúne músicas de autoria de Luis e Jon, e outras parcerias como em Meio de Corrida, de ambos com Mário Chagas. É a música que inspira a existência do álbum diante do caos: “só não posso deixar de ir em frente…”, diz a letra.

Em Lua Azul, com os versos “não vá embora, não desapareça, que eu nunca esqueço do tempo que passa”, a parceria é com o artista Paulinho Dimaré. Já em Now, Celso Borges clama pela liberdade: “os berros de Camille explodem nos sanatórios do século 21…”.

Exposição “Carlito Silva 2020”

Quadro para parede flor abstrata, de Carlito Silva (Foto: Divulgação).

A programação do dia 8 de agosto do Quintal Cultural, que será toda virtual, terá, além da parte musical, exposição, pintura e solidariedade. Neste dia, ocorrerá a abertura da exposição CARLITO SILVA 2020, do artista visual Carlito Silva.

Todas as obras de artes da exposição estarão à venda, e toda a renda será revertida para o funcionamento do Centro de Cultura Casa D’Arte, localizado na Raposa, que também foi impactado pela crise da pandemia da Covid-19.

Carlito Silva é o nome artístico do Dr. Carlos Alberto Pereira da Silva, ex-professor universitário nas áreas de Design e Engenharia de Produção.   Atualmente, é um artista que se dedica à criação de arte-design, projetos e pintura de quadros. Durante algum tempo, produziu várias peças para montar uma exposição, mas resolveu doar grande parte desse acervo para adquirir recursos financeiros para ajudar vítimas da pandemia do novo coronavírus.

Leia também | ONG NAVE: empoderamento feminino através da geração de renda

A exposição reúne quadros e móveis, como mesas de centro e cadeira, com pinturas abstratas. As peças são confeccionadas em madeira e cortiça, com designer feito pelo artista.

Gustavo Sampaio é jornalista e radialista. Atua em São Luís como repórter, assessor de comunicação, produtor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, Rádio Educadora, O Imparcial, Volts, Governo do Maranhão. É editor-chefe do SobreOTatame.com, além de pesquisador musical e louco por animais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários