Lançamentos do MA – #Álbuns: “Afrofuturismo”, de Herih e “Mixtape, Vol. 02”, de Criola Beat

Arte: Failon Aletos/ Foto: Márcio Vasconcelos.

Nas últimas semanas, artistas do mundo inteiro lançaram materiais inéditos – e que podem lhe entreter bastante nesse período de pandemia do coronavírus vivido por todo o planeta.

Ao longo dos próximos dias, iremos separar algumas novidades de artistas maranhenses para você ouvir e apreciar. Iniciamos essa série com dois discos/álbuns/mixtapes lançados nas últimas semanas.

Leia também | Ritmos tradicionais maranhenses e a modernidade em “Maracá”, single de estreia de Caio Zito

Entre eles, estão “Afrofuturismo“, do cantor e compositor Herih (Heriverto Nunes) e “Mixtape, Vol. 02“, do elogiado grupo Criola Beat. Vamos ouvir?

Herih – Afrofuturismo

Imagine um disco com referências e samples que vão de Maria Bethânia à Casa Fanti-Ashanti, além de influências de hip-hop, trap, reggae e música maranhense?

Assim é Afrofuturismo, novo álbum de estúdio do cantor e compositor maranhense Herih, também conhecido como Heriverto Nunes.

Leia também | Lançamentos maranhenses da semana: Enme, Valéria Sotão, Gugs, Basttardz e mais

Com produção do músico e produtor Nairon Botão, do RajaHomeStudio, o novo álbum conta com seis faixas e as participações especiais da cantora maranhense Flávia Bittencourt (na faixa Iansã), do Mestre Quirino, no cavaquinho, de Léo Santo na guitarra e de Mestre Eliéser na percussão.

Em seu novo projeto, Herih afirmou, em seu perfil no Instagram, que o projeto mergulha “nos terreiros maranhenses e mescla a linguagem contemporânea nas canções, doutrinas e autorais”.

Leia também | A ressaca que Ari Sousa e Sfanio causaram nas ruas de São Paulo: a história do clipe de “Ressaca”

Segundo Nairon Botão, o novo projeto de Herih é fruto de muito estudo, de escolha de músicas pra samplear filmes e álbuns – tudo para criar um som que fosse ancestral e moderno, ao mesmo tempo, com tambores de coro e digital, tudo em uma só moldura. “Usamos alguns sons do CD do Pedra de Encantaria, tem Maria Bethânia, casa Fanti-Ashanti, alguns documentários e claro, a experiência que eu já tinha com o hip-hop, trap, reggae. Sai essa primeira parte aí do “Afrofuturismo” que está em todas as plataformas digitais”, pontuou Nairon.

Bora ouvir esse tambor gostoso?

Criola Beat – Mixtape, Vol.02

2020 é o ano do grupo Criola Beat. E um dos destaques entre os lançamentos maranhenses é o aguardado volume 02 da mixtape da banda, divulgado há algumas semanas.

Trazendo nas batidas e no lirismo ainda mais elementos tradicionais da cultura e da mística de Upaon e além, o compilado vai da Pagelança ao Tambor de Crioula, do Calypso ao Cacuriá, dos Dubplates ao Soundsystem e do Ragga ao Grimme.

Leia também | Três curiosidades sobre “Batidão”, o novo clipe de Enme

“É perceptível uma ligação rítmica e lírica”, postou a banda em seu perfil oficial no YouTube. Mixtape, Vol.02 conta com as participações vocais de Adnon, Biodz, Breno Scientist, Marcelo (Rrudlight), F.Spotti da Mixtape Vol,01., Pantera Bl4ck e M.Tadeu Karwá.

Ao todo, são 10 faixas – com destaque para Criola na Área, Carabinas e Canhões, Calypso Woman, Ai Que Calor e Forquilha.

Leia também | 15 lançamentos musicais maranhenses que você já deveria ter ouvido em 2020

Mixtape, Vol.02 é produzido por Adnon Soares (Soulvenir, Casa Loca), com mixagem e masterização pela Casaloca Studio e produção executiva de Upaon Mundo. Ouça abaixo:

Gustavo Sampaio é jornalista e radialista. Atua em São Luís como repórter, assessor de comunicação, produtor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, Rádio Educadora, O Imparcial, Volts, Governo do Maranhão. É editor-chefe do SobreOTatame.com, além de pesquisador musical e louco por animais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários