Foto: Márcio Vasconcelos (Boi de Leonardo)/ Reprodução/ Internet (D’ Luka e Zeca Baleiro).
O primeiro semestre de 2019 não poderia encerrar sem antes dar espaço para alguns dos lançamentos musicais maranhenses mais aguardados do ano.
Nas últimas semanas, três grandes discos foram liberados – e já disponíveis nas principais plataformas de streaming: os novos discos do Bumba Meu Boi de Leonardo, sotaque de zabumba, do bairro da Liberdade e do cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro, além do novo EP do rapper raposense D’Luka.
1-) Boi de Leonardo/ Zabumba da Liberdade – Resistência
No mês passado, foi lançado o quinto álbum do boi fundado pelo Mestre Leonardo em 1956, na sede do batalhão, no bairro da Liberdade, em São Luís. Intitulado Resistência, o novo disco do Bumba Meu Boi de Leonardo | Zabumba da Liberdade contou com produção e direção musical do percussionista Luiz Claudio (selo Zabumba Records).
O disco, gravado em setembro de 2018, foi mixado e masterizado em Belém (PA), no estúdio do selo Na Music, e marcou a primeira vez que um boi de zabumba gravou um disco ao vivo.
Resistência conta com 15 faixas, sendo a maioria de Zió (João Vieira) e de Mestre Leonardo, e traz, ainda, a participação da filha de Leonardo, Regina Avelar, que canta em duas faixas do álbum.
2-) Zeca Baleiro – O Amor no Caos (vol. 1)
Sempre com novidades, o cantor e compositor Zeca Baleiro liberou, no começo do mês passado, O Amor no Caos (volume 1), seu 11º álbum de estúdio.
O álbum foi produzido pelo próprio artista e sua banda, e deve ganhar um volume 2, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2019, tanto para CD quanto vinil.
O Amor no Caos conta com 11 faixas – entre elas, parcerias com Frejat (Te Amei), Dany López (Por Minha Rua), Paulinho Moska (Pela Milésima Vez), Ana A Duártti (Balada do Amor em Chamas), Cynthia Luz (Mais Leve) e Rincon Sapiência (O Linchador).
3-) D’Luka – Minhas Tracks
Com músicas que versam sobre amor e paz, o cantor e compositor raposense D’Luka divulga o seu EP de estreia, intitulado Minhas Tracks,
desenvolvido no Estúdio Quarto Mágico Records, com mixagem e masterização pelo músico e produtor musical Johnny São.
Destaque na cena cultural de Raposa, o rapper ganhou bastante repercussão após participar do Movimento Sarará Raposa e, também, após o show na primeira edição do Festival Das Rendas, em 2018.
Mais lançamentos maranhenses:
Babycarpets, Canyon, Killery e Brutallian;