No último dia 13 de outubro, participei da mediação do primeiro encontro do programa Lidere Como uma Piquena. Durante toda a manhã daquele domingo, conversamos de modo aberto sobre as dificuldades e formas de fortalecer o cenário de liderança feminina no Maranhão e no movimento de empresas juniores.
Ter meninas e mulheres tão dispostas a dialogar sobre a melhor forma de criar espaços de liderança é um movimento poderoso, cria identificações e fortalece o sentimento de que toda transformação social parte do coletivo.
Leia também | Pelo Direito das Meninas
Hoje, o SobreOtatame vai apresentar esse projeto disponibilizando o espaço de fala diretamente para quem está na frente do programa.
Com a Palavra, Valeria Assunção:
O surgimento do projeto
“Durante o Encontro Nacional de Empresas Juniores, em meio a tantas experiências transformadoras que pudemos vivenciar, junto com três meninas de diferentes empresas juniores do Maranhão, participei de um Talk sobre Empoderamento de Lideranças Femininas.
Foi um momento em que nos sentimos intensamente incomodadas ao perceber que por mais promissor que o nosso ambiente específico seja para promover o desenvolvimento humano, foi só ali, ao nos depararmos com os dados sobre os pequenos espaços de liderança, que conseguimos ocupar mesmo sendo a maioria populacional, que percebemos como ainda são discrepantes as diferenças entre homens e mulheres no espaços de liderança.
Nos sentimos então convocadas a fomentar a discussão sobre o fato de que, ainda que as Instituições de Ensino Superior tenham uma porcentagem maior de mulheres, o número que estas ocupam em cargos de liderança dentro do Movimento Empresa Junior ainda é desproporcional, então, com o objetivo de incentivar nossas meninas quanto ao seu potencial de ação. idealizamos o Programa Lidere com uma Piquena!”.
O objetivo
“Nossa intenção é poder pensar a realidade das meninas e mulheres maranhenses e quais seus maiores desafios no que diz respeito à inserção no mercado de trabalho de forma geral e sobre como podemos conseguir maior representatividade, trazendo de forma contextual um regionalismo que identifica a mulher maranhense: uma Piquena que, independente do seu tamanho, não tem medo de enfrentar as batalhas do dia a dia e que se fortalece com a luta da mulher ao lado.
Leia também | Relembre todos os materiais para o 3º encontro Elas SoT
Queremos aproveitar o ambiente que é gerado pelo Movimento Júnior, pois o compromisso que temos com nosso país e com nosso estado é o mesmo que temos com nossas meninas e mulheres: Formar empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil, e para que isso se torne possível, precisamos ouvir as vozes de todas as minorias e permitir que nos mostrem os seus desafios, para que assim possamos construir soluções que alcancem a todas e todos.
O lançamento do nosso Programa Lidere como uma Piquena aconteceu no dia 22 de setembro, na Reunião Presencial da Maranhão Júnior, onde recebemos total apoio de toda a rede maranhense e contamos com a participação de Isabela Ottoni, chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Estado e de Thais Nunes, diretora no Departamento de Empreendedorismo e Inovação da UFMA, que também desenvolve importantes projetos na área de educação e arte.
Leia também | Por que as mulheres estão adoecendo tanto?
No segundo encontro, em 13 de outubro, realizamos uma ação em parceria com a Secretaria da Mulher (SEMU), que esteve conosco representada por Josy Gomes e da Associação de Jovens Empreendedores, representada por sua presidente, Shirley Cunha. Tivemos como facilitadora a psicóloga Joceline Conrado, colaboradora do SobreOTatame”.
Fortalecimento e União Feminina
“Tendo em vista que nosso intuito foi de promover um espaço de diálogo seguro e confortável para o compartilhamento de experiências entre as meninas presentes, nós pudemos perceber que muitas vezes temos silenciado diante das imposições sociais feitas às mulheres, mas a partir do momento que nos identificamos com outras que vivem experiências parecidas, dar as mãos é praticamente inevitável.
Todas as meninas relataram o quanto saíram fortalecidas por saber que podem contar com uma rede de mulheres incríveis que tem feito a diferença nas mais diversas áreas e posições.
Leia também | “O silêncio dos homens”: um documentário que é uma luz sobre as masculinidades
Nossos eventos serão gratuitos e abertos para todos, inclusive às mulheres participantes do Movimento Júnior, mulheres pós juniores e mulheres que tenham interesse em empreender. Neste domingo (26/10), teremos um novo encontro e o convite está feito. Vem com a gente, bora liderar, mermã!”.
Link para inscrições: Terceiro Encontro Lidere como uma Piquena.