“Literatura (En)cantada: empoderar-se da língua”, com Frédéric Pagès

Na próxima sexta (6), às 14h30, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) receberá o cantor, compositor, poeta e jornalista francês Frédéric Pagès para uma palestra sobre pedagogia, arte e aprendizagem da língua.

Observando que é necessário reinventar uma pedagogia para o século XXI diante de uma reavaliação dos “modelos pedagógicos herdados dos séculos passados”, Frédéric Pagès desenvolve o projeto Manual de Literatura (En)cantada (dançar e cantar a literatura), que é uma contribuição á dinâmica da pedagogia de aprendizagem da língua envolvendo o corpo, a voz, as emoções e a ação.

Leia também | Contar a história não contada: “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, de Martha Batalha

Considerando que os modelos tradicionais supervalorizam a escrita e a “cerebralidade”, ele propõe uma pedagogia que permita ao estudante entrar em uma relação ativa com a língua para “fazer sua língua”, que passa a ser sua própria ferramenta de expressão e de comunicação, aquela que lhe dê prazer e satisfação ao longo de sua existência.

Aqui no Brasil, na cidade de Diadema, realizou uma experiência do projeto “Manual de Literatura (En)cantada”, um Livro-CD criado e gravado com dez jovens rappers profissionais da periferia de São Paulo, colocando vozes e ritmos, sob sua direção, em textos da literatura brasileira clássica e moderna, como Machado de Assis, Mario de Andrade, Cruz e Sousa, entre outros.

Leia também | Baile de São Gonçalo: graça, promessas e homenagens

A mesa de debate contará com Wesley Sousa, professor, músico e ativista com trabalhos na área educação e socialização pela arte e pela música e é um dos idealizadores do projeto Batucando a Esperança, direcionado à crianças e adolescentes da capital e coordenador do projeto Oportuniza, pré-vestibular comunitário para jovens e adultos.

Outra convidada da mesa será Joelma Correia, professora da UFMA, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa O Ensino da Leitura como Processo Diálogico e Coordenadora do Programa de Extensão Entrelinhas: Alfabetização Dialógica.

Gustavo Sampaio é jornalista e radialista. Atua em São Luís como repórter, assessor de comunicação, produtor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, Rádio Educadora, O Imparcial, Volts, Governo do Maranhão. É editor-chefe do SobreOTatame.com, além de pesquisador musical e louco por animais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários