Brena Maria está entre os selecionados do edital de audiovisual do Itaú Cultural (Foto: Reprodução/Facebook).
Os artistas maranhenses têm marcado presença constante entre os selecionados nos editais de emergência do Itaú Cultural, lançados no período de pandemia do coronavírus.
Leia também | Cinco artistas maranhenses são selecionados em edital de emergência do Itaú Cultural
Foram cinco selecionados no Arte como Respiro | Música, três no relacionado às Artes Visuais e mais quatro no quinto edital da série, em apoio à literatura.
Com o resultado do sexto edital de emergência Arte como Respiro, agora na categoria Audiovisual, tem mais duas maranhenses adicionadas à lista de selecionados do Itaú Cultural: são elas Brena Maria Amorim Santos Maria (foto no topo) e Nayra Albuquerque.
Segundo informações do site do Itaú Cultural, a sexta edição recebeu 3.578 inscrições: do total, foram escolhidos 200 trabalhos de 23 estados das cinco regiões do país.
Foram três fases de avaliação do processo seletivo, que observaram, além de critérios subjetivos e poéticos, a aderência ao tema proposto, o cumprimento dos requisitos de participação e a análise da atuação profissional do proponente na área de audiovisual – em funções criativas ou técnicas – há no mínimo um ano. Veja a lista completa aqui.
Outros Editais do Itaú Cultural
Em junho, no resultado do edital emergencial de apoio à literatura, foram quatro poetas maranhenses selecionados: Ícaro Novaes, Celso Borges, Gustavo Marques da Silva Castro e Adriana Gama de Araújo.
Leia também | Ilha do Amor em isolamento social: o olhar de Marcelo Guimarães no Itaú Cultural
Já no de Artes Visuais, na categoria de Produção Artes Visuais, foram selecionados M H F Vasconcelos e Amanda Gabrielle Mendes Nascimento. Na categoria Série Fotográfica, foi selecionado Marcelo Guimarães Rios Mendes.
No de música, divulgado em maio, na categoria autoral, foram selecionados os grupos Boi do Una, Cena Roots e The Caldo de Cana, além dos cantores Jefferson Carvalho e Dicy.