Makers são pessoas ou grupos que promovem a inovação (Foto: Divulgação/Casarão Tech).
No último dia 7 de abril, o grupo Makers contra o Covid-19 fez a entrega de 320 protetores faciais (face shields) para atender a demanda dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus no Maranhão.
Em menos de um mês, a produção desse coletivo de voluntários inovadores mais do que sextuplicou e hoje, eles já contabilizam 2.559 protetores faciais fabricados.
Leia também | Professores de Caxias (MA) produzem máscaras de proteção facial em ação de combate ao Covid-19
Os makers são pessoas que usam a inovação para produzir coisas. Eles têm parceria com o Casarão Tech, do Governo do Maranhão.
Do total produzido, já foram entregues 1.165 máscaras e mais de 1.000 unidades deste tipo de Equipamento de Proteção Individual (EPI) devem ser entregues nos próximos dias – tudo isso obedecendo as normas especificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Mais produção
Em meio à escassez mundial de EPIs hospitalares para tratar pacientes com a Covid-19, a comunidade Makers do Maranhão e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) desenvolveram dois novos produtos para proteção de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.
No último dia 24 de abril, o grupo entregou para teste e validação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) dez cabines de proteção em acrílico e dois protótipos de máscaras N95.
Leia também | Edital no MA é lançado para compra de 300 mil máscaras feitas por costureiros na Ilha de São Luís e na Região Tocantina
Enquanto as face shields se assemelham às viseiras de capacetes de motociclistas e são a primeira barreira física para que os profissionais de saúde evitem contato com gotículas do vírus, a máscara do tipo N95 (ou PFF2) se diferencia das máscaras cirúrgicas por filtrar partículas em dois sentidos, retendo o que é emitido por quem a utiliza e bloqueando cerca de 95% das partículas em suspensão.
Casarão Tech
Makers são pessoas ou grupos que promovem a inovação e essa iniciativa contra a Covid-19 tem como makerspace o Casarão Tech Renato Archer, espaço de inovação localizado no Centro Histórico de São Luís, voltado para estimular achados tecnológicos no estado.
Para evitar aglomerações, uma parte reduzida da equipe de desenvolvedores atua na montagem, controle de qualidade e distribuição dos equipamentos na sede do Casarão Tech, e outros 70 voluntários trabalham de casa.
Leia também | Internos do sistema prisional do MA iniciam confecção de 1 milhão de máscaras de proteção
O Casarão Tech conta com mais de 14 impressoras 3D e maquinários de alta performance para produção em escala de EPIs.
Os equipamentos que hoje atuam na produção de EPIs no combate ao novo coronavírus poderão ser reutilizados em outros projetos inovadores no futuro.
Coronavírus
Além desta matéria, estamos desenvolvendo outros materiais sobre a pandemia do coronavírus. Leia, abaixo, nossos outros posts abordando o assunto:
A peste que nos assola: uma reflexão sobre pandemia e solidariedade
Projeto “QuarenteMA” reúne textos dramatúrgicos maranhenses para serem lidos de casa
Saiba como lidar com as fake news durante a pandemia do coronavírus
São Luís: vídeo mostra como Centro ficou durante a quarentena do coronavírus (COVID-19)
Psicóloga dá dicas de como lidar com a saúde mental na pandemia do coronavírus
20 Notícias boas em meio a pandemia do coronavírus (COVID-19)
Saiba como lidar com as fake news durante a pandemia do coronavírus
Professores de Caxias (MA) produzem máscaras de proteção facial em ação de combate ao Covid-19
Editais abrem inscrições para iniciativas de enfrentamento dos efeitos do Coronavírus nas periferias brasileiras
*Com informações do Governo do Estado.