(Cena do curta Querida!, de Geovane Camargo (Foto: Reprodução/Instagram).
Saiu a lista oficial de produções selecionadas para a quarta edição do Guarufantástico – Mostra de Curtas Fantástico de Guarulhos, em São Paulo. A versão 2020 ocorrerá completamente on-line (seguindo às medidas de isolamento social provocadas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), pelo YouTube.
O festival conta com a narrativa de filmes de terror e suspense e estará disponível gratuito durante todo o mês de agosto. A escolha dos vencedores de cada categoria é por voto popular.
Entre os maranhenses selecionados, está o curta-metragem Querida!, dirigido por Geovane Camargo, com roteiro de Barbara Liz e Lívia Lima. O curta foi gravado em 2019, como projeto final de uma disciplina do curso.
O filme é protagonizado pelos atores Nádia D’Cássia, Lúcia Reis e Adailton Dias e conta a história de Karen que após a chegada da sua avó, a sua vida começa a virar de cabeça para baixo e as divergências de gerações ficam cada vez mais presentes.
Leia também | Terror e retrofuturismo marcam clipe de “Sinal Fechado”, single romântico de Getúlio Abelha
Outra produção dirigida por um maranhense entre os selecionados é o clipe de Sinal Fechado, do cantor Getúlio Abelha. O clipe, lançado em maio deste ano, foi roteirizado e dirigido por Lucas Sá e realizado de forma independente com uma equipe inteiramente maranhense e gravado em 24 horas em espaços do Centro Histórico de São Luís (MA).
Inspirado nos filmes de terror dos anos 70 e 80, sobretudo The Rocky Horror Picture Show (1975) e Christine, o Carro Assassino (1983), o clipe de Sinal Fechado recorre às ações, aos clichês e estéticas desses filmes para contar uma história de um ritual macabro que, de certa forma, se torna um desespero amoroso e sentimental.
Pra finalizar, outro selecionado da mostra foi o curta-metragem de ficção Colidiremos, dirigido por George Pedrosa e lançado em 2019. A produção foi um dos destaques da 12ª edição do Maranhão na Tela, indicada na categoria de curta.
O diretor George Pedrosa é o mesmo diretor de Você é Diferente, filme de estreia do maranhense, indicado para vários festivais e mostras de cinema, como o Morce-Go Vermelho e o Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO).
Guarufantástico
A mostra Guarufantástico tem caráter competitivo e exibe curtas de ficção e animação. Os temas do festival vão da fantasia ao horror e à ficção científica, evidenciando a diversidade e a versatilidade do gênero fantástico.
Saiba mais sobre a mostra clicando aqui.