O fotógrafo Marcellus Ribeiro (Foto: Divulgação).
Uma viagem inesquecível, uma máquina fotográfica e o desejo incurável de registrar o mundo com delicadeza e simplicidade.
São esses os elementos principais da exposição fotográfica Cenas de Rua e Outras Interações Poéticas, que mescla a fotografia de Marcellus Ribeiro com a poesia de Joãozinho Ribeiro, em cartaz no espaço Casa de Portugal, no Convento das Mercês, em São Luís.
Leia também | São Luís 90º: exposição destaca a capital maranhense vista de cima
É a primeira vez que o economista Marcellus Ribeiro deixa o escritório para apresentar ao público um trabalho que já realiza há mais de seis anos.
A exposição Cenas de Rua e Outras Interações Poéticas é resultado do olhar artístico de Marcellus sobre fragmentos da vida urbana, que vão desde as paisagens históricas de Alcântara até as ruas do Marrocos.
Em preto e branco ou em cores, cada registro conta uma história que foi muito bem retratada pela poesia de Joãozinho Ribeiro, que emoldura a exposição.
A parceria entre Marcellus e Joaozinho transborda num fluxo de emoções que acompanha os personagens e cenários das imagens.
Leia também | Fotógrafo apresenta um Japão Cyberpunk e Noir em série de fotos
Para Marcellus Ribeiro, o ato de fotografar expressa a alteridade do artista sobre o mundo.
“É uma forma de por pra fora uma visão que traz tudo o que o artista tem na alma, materializando aquilo que Caetano canta sobre ‘o que é de mim tão desigual'”.
Marcellus Ribeiro.
Já Joãozinho Ribeiro acredita na perfeita complementaridade entre imagem e palavra.
É um generoso diálogo entre as cenas captadas pelas lentes do fotógrafo e a cumplicidade do olhar do poeta sobre as coisas e os seres, em desencontro nos seus diferentes espaços geográficos, porém comungados em suas passagens por esta maravilhosa aventura humana denominada Cultura!
Joãozinho Ribeiro.
A exposição Cenas de Rua e Outras Interações Poéticas tem a curadoria de Svetlana Farias, e o apoio do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão.
Leia também | Cidade de encantos e memórias: conheça 9 lugares para ir na Raposa
A mostra recebe visitas públicas e gratuitas até o dia 21 de fevereiro, e podem ser realizadas às segundas, das 13h às 17h30, de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
*Com informações da assessoria.