O 8 de março é o Dia Internacional de Luta das Mulheres. Em vários lugares do mundo, mulheres em toda a sua diversidade de culturas e demandas levantam sua voz para reivindicar direitos, inclusive o de viver!
No Brasil, as ações realizadas neste mês reafirmam a necessidade de continuar lutando pela conquista e manutenção dos direitos, reconhecimento e igualdade somada a uma crítica ferrenha ao governo atual.
Leia também | Mulheres Negras resistem! – veja como foi a nossa roda de conversa
Mesmo com várias conquistas ao longo dos anos, a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018, indica que ainda há um longo percurso a ser percorrido no Brasil. Indica que o machismo, a misoginia e o racismo ainda estão longe de serem erradicados e também longe de serem tratados como crimes que são.
As reformas e mudanças realizadas pelas políticas de morte orquestradas por este governo convocam a todas as mulheres e aliados a levantarem suas vozes contra ele, contra os discursos e atos simbólicos que levam à exterminação de mulheres, povos originários, população LGBTQ e pobres.
Lembremos do Dia Internacional da Mulher, dia 08/03 e do Dia 14 de Março, data do assassinato de Marielle Franco. Agora, o mês de março é, mais ainda, um mês de lutas!
Em São Luís, várias atividades serão realizadas nesse período, convocando a todas e todos para juntar forças. Mais do que tudo, o momento pede unificação. Prestem atenção às datas e compareça!
06 de Março: Ação Alusiva ao Dia Internacional da Mulher na Pça. Nauro Machado durante todo o dia realizada pela Defensoria Pública do Estado do MA e Procuradoria da Mulher.
08 de Março: na Feirinha da Cidade (Pça. Benedito Leite), acontecerá o lançamento da V Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres.
08 de Março: pela manhã, o movimento “Não é Não!” estará no Terminal de Integração da Praia Grande realizando ação de conscientização contra o assédio.
09 de Março: o Fórum Maranhense de Mulheres convoca os movimentos sociais a um ato unificado com o tema “Feminismos, Resistência e Luta: Fora Bolsonaro!”. A concentração ocorrerá às 15h, na Pça. Deodoro com fim na Pça. dos Catraieros.
Pelo fim da violência e da miséria, pelos nossos direitos, pela democracia e pelas nossas vidas é que dizemos: FORA BOLSONARO!