Na primeira edição do Matraqueiros, o destaque é a cantora e compositora maranhense Regiane (Arte: Divulgação).
Acompanhando a crescente adesão aos podcasts, o coletivo Matraqueiros estreou, nesta quinta-feira (1º), o seu podcast homônimo, já disponibilizado nas principais plataformas de streaming e no YouTube.
Batizado em alusão ao instrumento símbolo dos bumba-meu-bois tradicionais de sotaque da Baixada Maranhense e da ilha de São Luís e às pessoas comunicativas que gostam de trocar ideia e falar sobre temas variados, o podcast traz uma conversa entre amigos que busca compreender mais sobre música, processos de criação, produção, carreiras e, também, sobre quais são as principais tendências para o mercado.
Leia também | Vem ouvir o Podcast do SobreOTatame – edição especial sobre Maternidade Solo e Redes de Apoio
Ouça, abaixo, o primeiro episódio do Matraqueiros:
No podcast, o coletivo visa apresentar ao público, em profundidade, o novo cenário musical que está sendo construído no Estado, destacando suas novas vozes, instrumentos, histórias, trajetórias e desafios.
“Acredito que o Matraqueiros Podcast é um acontecimento muito importante para o ecossistema da música do Maranhão. Quando falamos de cadeia produtiva, acredito que esta seja o núcleo de tudo, é preciso que não se pense apenas nas obras, já que é a força motriz e o empenho desses atores que fazem do nosso lugar Maranhão, um território singular e de efervescência cultural”, destacou Fernanda Pretah, cantora, produtora e uma das apresentadoras do programa.
Leia também | Maranhês: podcast aborda história, cultura e contemporaneidades do Maranhão
Para alavancarmos a cena artística, precisamos de ferramentas e frentes que auxiliem nesse processo de contar as histórias que estão por trás disso tudo e demonstrar toda a potência da nossa música.
Fernanda Pretah, apresentadoras do Matraqueiros.
O Matraqueiros tem em sua equipe os musicistas e produtores culturais: Thierry Castelo, Fernanda Pretah, Luíza Fernandes, João Simas e Hugo César, com parceria do coletivo Arroz de Cuxá Produções.
Além do Spotify e YouTube (disponibilizados nesta matéria), o podcast está disponibilizado em outras plataformas – Deezer e Anchor.
Estreia
No primeiro episódio, o Matraqueiros destaca a carreira musical da cantora e cientista social Regiane Araújo, que vem despontando nas redes sociais com suas interpretações intimistas e emocionais de canções de artistas como Céu e Billie Eillish.
Transitando, principalmente, pelo reggae, Regiane chegou à semifinal do festival Canta São Luís, realizado pela Prefeitura no final de 2020, com performances muito elogiadas e cheias de personalidade.
Leia também | Quer conhecer mais da carreira de Regiane Araújo? Leia no SobreOTatame!
“Meu amor, a vida escorre em telas de cores…” são os primeiros versos de sua última composição Tirem as cercas, um manifesto contra o machismo e a intolerância presentes na sociedade, cantada em parceria com Núbia e Débora Melo.
Mais música no SobreOTatame
Já conhecem o quadro SobreOTatame Sessions, do SobreOTatame?
O objetivo do quadro é evidenciar o talento musical de artistas maranhenses e apresentá-los ao mundo, valorizando assim a cena independente do Maranhão.
Vários artistas já passaram pelo quadro, como Sfanio, Ventriloco, Paulão, Camila Reis, Gugs, Núbia e Ari Sousa, entre outros. Abaixo, assistam o especial com a cantora Regiane – todos os vídeos aqui:
*Com informações da assessoria.