Mulheres em campo! A Copa do Mundo Feminina merece sua atenção

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF).

Se tem uma coisa que movimenta o povo brasileiro é o futebol! Tudo para, as agendas são reorganizadas, “feriados provisórios” são decretados e até o último minuto nós sofremos a ansiedade que é torcer pela seleção. Mas quando a gente fala “seleção”, lembramos imediatamente do time masculino, não é?

Pois este ano, a Seleção Brasileira Feminina entra na oitava edição da Copa do Mundo Feminina em busca do seu título inédito. O time de brasileiras está no Grupo C, junto de Austrália, Itália e Jamaica.

Leia também | Mulheres na Música – A resistência feminina no Samba

Agora, vamos te dar cinco motivos BÁSICOS para você acompanhar a Copa do Mundo Feminina! Vamos lá?

Valorizar a força feminina no futebol brasileiro

Aline, Bárbara, Letícia Izidoro, Fabiana Baiana, Letícia Santos, Tamires, Camila, Erika, Kathellen, Mônica, Tayla, Andressinha, Formiga, Luana, Thaisa, Beatriz Zaneratto, Cristiane, Raquel, Debinha, Geyse, Ludmilla, Marta e Andressa Alves.

https://www.instagram.com/p/ByNU9rPC0ZS/

Esses são os nomes das 23 convocadas para a seleção. Geyse é a mais nova, com apenas 21 anos, vindo da seleção sub-20. A alagoana é atacante e já jogou pelo Corinthians, no Madrid CFF e por Portugal. A mais velha da seleção é a Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga. A volante já havia declarado sua aposentadoria do futebol, mas por um pedido, voltou, e aos seus 41 anos vai viver pela primeira vez a experiência de estar em uma copa que o Brasil todo poderá assistir. Vale o adendo de que tanto Geyse como Formiga são nordestinas 😉

Marta: 6 vezes eleita a melhor do mundo!

Ano passado, Marta, atacante brasileira, foi eleita pela 6ª vez como a melhor jogadora do mundo. Isso é um feito inédito entre mulheres e homens! Ela está escalada para jogar este ano na seleção e será nossa chance de vê-la em ação pelo país.

Leia também | Made in Maranhão: conheça os maranhenses que estão nas Olimpíadas Rio 2016

https://www.instagram.com/p/BpQK-9eACn4/

Apoiar a luta pela Igualdade de Gênero também no esporte

A Copa do Mundo feminina é um excelente momento para refletirmos sobre a desigualdade de gênero no esporte: por que só agora a Copa será transmitida? Por que a diferença salarial é tão grande mesmo as jogadoras tendo currículos excelentes e uma lista gigantesca de prêmios? Por que mal conhecemos seus nomes?

Só agora, em fevereiro de 2019, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), juntamente com o governo suíço, decidiu criar um “observatório global” para investigar o sexismo no esporte (leia mais).

Assistir a Copa, portanto, não é só um momento de lazer e nem se limita a valorizar nossas jogadoras, é também apoiar um movimento mundial de valorização das mulheres em todos os esportes.

https://www.instagram.com/p/BxiMg_VlZ81/

Meninas precisam de referências!

Em 2017, a BBC divulgou a sua lista anual de 100 mulheres de destaque no mundo. Das 100, 9 eram brasileiras – entre elas, duas estão ligadas ao futebol: Ana Luiza Andrade e Luiza Travassos (hoje com 14 e 15 anos, respectivamente). Essas duas adolescentes continuam envolvidas com o futebol e sonham em ser as futuras Marta e Formiga do futebol brasileiro. Luiza Travassos, inclusive, além de jogadora, é repórter oficial do PSG Academy e blogueira do ESPNW. Ela alimenta um canal no Youtube onde conta sua trajetória no futebol feminino.

Leia também | Documentário maranhense apresenta mulheres de São Luís que atuam como empreendedoras sociais

Foi também só em 2017 que, a seleção de futebol de Barcelona teve, pela primeira vez, uma menina escalada: Ana Julia, uma brasileirinha, hoje com 14 anos. Na época, aos seus 12 anos, Ana Julia passou por testes técnicos e foi aprovada para atuar no time masculino de uma das escolas oficiais do FC Barcelona no Brasil. Na ocasião, o pai, em entrevista ao El País, afirmava que a saída tinha sido essa, que eles gostariam que houvesse um time feminino, uma escolinha feminina, mas na ausência disso, o jeito foi revolucionar.

Elas convivem desde muito cedo com a falta de recursos, de investimento e com o preconceito. Esse é o grande momento de em casa todo mundo vestir a camisa do Brasil, convidar as meninas e os meninos a assistirem e vibrarmos juntos!

https://www.instagram.com/p/ByEBbMwFDLM/

É a primeira vez que a Copa do Mundo feminina será transmitida em TV aberta!

Pela primeira vez no Brasil, a Copa do Mundo feminina será transmitida na TV aberta (pela Rede Globo, no caso). É um fato marcante e, com certeza, é resultado do esforço que muitas mulheres fizeram e continuam fazendo para serem reconhecidas em todas as atividades, inclusive no futebol!

Assistir ao jogo é muito importante, afinal, a audiência garante o aumento de patrocinadores, incentivos às jogadoras, mais investimentos público e privado ao esporte feminino. Que tal mudarmos um pouco a direção dos holofotes?

https://www.instagram.com/p/ByQCmv_H0Zq/

Copa do Mundo feminina

A Copa do Mundo Feminina será disputada entre 7 de junho e 7 de julho de 2019, na França, e será disputada por 24 seleções, em sete cidades-sede: Paris, Lille, Nice, Montpellier, Rennes, Le Havre, Valenciennes, Reims e Grenoble.

Na primeira fase, as equipes estão divididas em 6 grupos de 4 equipes – as duas melhores colocadas de cada grupo seguem para as oitavas de final (as quatro melhores terceiras colocadas também).

Leia também | Diálogo, união e força no I Encontro Elas SobreOTatame

No Grupo C, junto de Austrália, Itália e Jamaica, o time do Brasil jogará nos seguintes dias nesta primeira fase:

Horários
9/6 – 10h30 – Brasil x Jamaica;
13/6 – 13h – Brasil x Austrália;
18/6 – 16h – Brasil x Itália.

Vale lembrar que o Brasil participou de todas as sete edições anteriores da copa – sua melhor colocação foi em 2007, onde foi vice-campeã (a grande campeã foi a Alemanha).

Steffi de Castro é psicóloga. Atua em São Luís como designer instrucional e escritora. É redatora no SobreOTatame, escreve e estuda sobre música, feminismo e comportamento. É estudante de tarô, dançarina amadora, podcaster, adora ASMR e a vida offline.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários