(Não conseguimos identificar o autor da foto acima, se alguém souber, nos avise.)
“Brasil tem o maior número de queimadas em 7 anos“, esse é o título da notícia no site Exame, publicada na manhã dessa quarta (20). Pra se ter ideia, desde o dia 1º de janeiro, até o último domingo (18), foram registrados mais de 71 mil focos de incêndio no país. Isso representa uma alta de 82% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
A tarde da última segunda-feira (19), na maior cidade da América Latina, São Paulo, simplesmente anoiteceu. O susto de muita gente achando que era chuva, horas mais tarde se revelou como a fumaça resultante das queimadas no estado de Rondônia, que influenciou uma frente fria e resultou na escuridão na cidade de São Paulo.
#PrayForAmazonia
No Twitter, usuários relatam e pedem que algo seja feito mediante as queimadas que se alastram pelo país.
“A Amazônia está queimando há três semanas, e só agora estou descobrindo por causa da falta de cobertura da mídia. ESTE É UM DOS ECOSSISTEMAS MAIS IMPORTANTES DA TERRA. ESPALHE A CONSCIÊNCIA.”
“Por favor, espalhe que a maior floresta tropical do mundo “AMAZÔNIA” está queimando por cerca de 3 semanas e não há cobertura real da mídia. Por favor, ajude a salvar nosso planeta, plantas, animais e as pessoas.”
Por que você precisa se preocupar com isso?
A Amazônia é detentora da maior concentração de fauna e flora do planeta. Não é atoa que países como Alemanha e Noruega investiam milhões na sua preservação, mas que recentemente sofreram cortes devido às políticas públicas da atual gestão do governo.
Se preocupar com a Amazônia não é ter posicionamento de esquerda ou direita, é um pauta que atinge diretamente a todos nós, por se tratar de um bem precioso para o país e para o planeta: é o meio ambiente.
Reivindicar para que medidas sejam tomadas para frear as queimadas, adotar políticas conscientes e sustentáveis para a preservação do meio ambiente está acima de qualquer posição política. O que está em jogo é o futuro e o bem-estar das próximas gerações.