Imagem do projeto Costuras e Sonhos (Foto: Divulgação).
Há quase um ano, as redatoras do SobreOTatame Steffi de Castro e Thaísa Viegas produziram uma reportagem sobre a Organização em Prol da Natureza, Arte, Vida e Educação (ONG NAVE), o projeto Reciclando Vidas e a comunidade de Vila Rosinha, colhendo depoimentos das mulheres alcançadas pelas ações.
Neste post, separamos três projetos da ONG NAVE para vocês conhecerem – e ajudarem. O primeiro deles é o Costuras e Sonhos, um projeto social que vem sendo desenvolvido na comunidade Jacu, localizada nas proximidades da Vila Maranhão, na zona rural de São Luís.
A iniciativa engloba temáticas como sustentabilidade, economia criativa e empoderamento feminino, através da implementação de um ateliê criativo, com um foco específico: a produção de artigos reutilizáveis que impactam positivamente na natureza ao reduzir o consumo de plástico filme e algodão.
O Costuras e Sonhos desenvolve oficinas socioeducativas, socioambientais, de empreendedorismo social e criativo, oficina de marketing e desenvolvimento da coleção – atualmente, está na fase de lançamento da coleção A descoberta da essência de quem nós realmente somos, com produtos feitos artesanalmente pelas participantes do projeto.
No projeto Sitinho-Trançando Arte, também realizado na Vila Maranhão, o foco é a produção de artigos feitos manualmente a partir da palha e fibra do buriti. Assim como projeto anterior – e o seguinte – , esta iniciativa visa atingir mulheres da comunidade, no intuito de desenvolver uma organização produtiva, para que elas possam, através das suas produções, ampliar a renda familiar.
Em 2020, está sendo executada a 2ª fase do projeto, com a proposta de lançamento da 1ª coleção de bolsas feitas artesanalmente pelas participantes.
A campanha de lançamento dos dois projetos citados tem como tema Seja uma mulher que levanta outras mulheres, para lembrar que são produtos feitos por mulheres e para mulheres.
Imagem do projeto “Sitinho-Trançando Arte” Imagem do projeto “Sitinho-Trançando Arte” Imagem do projeto “Sitinho-Trançando Arte”
Já o projeto Tecendo Saberes, diferente dos anteriores, é desenvolvido na Vila Embratel, em uma comunidade localizada no entorno da área industrial de São Luís, situada entre a barragem do Bacanga e a área rural de São Luís que margeia a Estrada de Ferro Carajás, em seus 18 Km iniciais.
As suas atividades contemplam a confecção de produção em crochê voltados para moda, como bolsas e vestuário feminino, com o desenvolvimento de oficinas socioeducativas, de empreendedorismo social e criativo e de técnicas para produção em crochê, através da criação e desenvolvimento de modelos e coleções para vendas no mercado local.
As atividades foram iniciadas em janeiro de 2020 – atualmente, a confecção dos produtos tem resultado em uma coleção chamada Elance, desenvolvida pelas participantes do projeto e lançada no Instagram da ONG NAVE no último dia 12 de junho.
Imagem da iniciativa “Tecendo Saberes” Imagem da iniciativa “Tecendo Saberes” Imagem da iniciativa “Tecendo Saberes”
Obs: – Todas as imagens desta matéria foram feitas antes da pandemia do coronavírus.