A cantora maranhense Célia Sampaio (Foto: Divulgação).
No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho abre, nesta quarta-feira (13), às 16h, a exposição Ori Lewa – o turbante e a arte de Celia Sampaio.
A mostra fica aberta até o dia 28 de novembro, no espaço Casa da Fésta, de terça a sábado, 9h às 18h, e aos domingos, das 9h às 13h30, na Rua do Giz, 221, no Centro Histórico de São Luís.
Leia também | “Parece comigo”: exibição + roda de conversa sobre representatividade da mulher negra
A exposição reúne diversos elementos e acessórios da moda e cultura negra, como turbantes, pulseiras, brincos, lenços, bolsas e vestidos. A abertura contará, ainda, com oficina de turbante.
Idealizada pela cantora e estilista Célia Sampaio, conhecida como a ‘Dama do Reggae’, a mostra apresenta estilos e ornamentos afros, o uso do turbante, seu significado e sua representatividade na cultura negra.
A cantora também se destaca na área de design e produção de moda, incluindo a área de elementos africanos.
Centro de Cultura Popular Domingos Viera Filho
O Centro de Cultura Popular Domingos Viera Filho ou circuito expositivo Casa da FÉsta mantém exposição permanente com temáticas relacionadas a cultos afro maranhense, festa do Divino Espírito Santo, bumba meu boi, tambor de crioula e outros ritos e folguedos como Carnaval e Natal.
Possui, ainda, a Galeria Zelinda Lima, espaço para exposições temporárias, biblioteca e auditório, com funcionamento de terça a sábado, das 9h às 18h e nos domingos, das 9h às 13h30.