Palavra Acesa: amor aos livros, bons papos e Zeca Baleiro no programa de estreia

O cantor e compositor Zeca Baleiro declara seu amor aos livros no lançamento do Palavra Acesa, programa de entrevistas maranhense já em destaque no YouTube.

A estreia do programa traz uma conversa que o cantor maranhense teve com a jornalista e escritora Andréa Oliveira, gravada para inaugurar o projeto (o Palavra Acesa seguirá de agosto a dezembro, com novas entrevistas, sendo uma a cada mês, todas registradas em vídeos que serão disponibilizados na internet).

Assista, abaixo, ao primeiro programa (dividido em duas partes):

Na entrevista, o compositor fala de suas primeiras leituras, das lembranças da biblioteca de seu pai e lê um trecho do livro O estrangeiro, de Albert Camus, escolhido por ele para inaugurar o acervo do programa. “Ler é um gosto que se adquire na infância e uma vez adquirido a gente leva para a vida”, disse.

O Palavra Acesa, segundo Andréa, “nasceu da necessidade de acender uma chama nesse momento sombrio pelo qual o Brasil está passando. Enquanto eles defendem o uso de armas e promovem o ódio e a ignorância, nós declaramos, não a guerra, mas o amor ao livro e ao conhecimento como ferramenta para vencer a barbárie”.

Além das entrevistas, o projeto pretende formar um acervo especial com os livros citados pelos convidados, que a cada encontro apresentam o livro mais marcante de sua vida, leem um trecho da obra e a dedicam ao programa.

“A ideia inicial era que, a cada edição, o Palavra Acesa ganhasse um livro autografado pelo entrevistado. Mas durante a edição do piloto com Zeca Baleiro, mapeamos mais de 20 livros, o que nos motivou a formar um conjunto mais robusto de obras”, diz a jornalista.

Leia também | Não acredito em Zeca Baleiro mas… deixo quatro verdades sobre ele

As conversas serão sempre em torno das memórias e da relação da pessoa com a literatura. Um diferencial do Palavra Acesa em relação aos demais programas de entrevistas sobre a mesma pauta é o perfil dos convidados. O critério inicial é de que não sejam escritores ou profissionais que tenham o livro como ferramenta de trabalho.

“Queremos trazer pessoas de diferentes áreas de atuação que têm em comum a paixão pelos livros, uma paixão que não seja óbvia por causa da profissão”, acrescenta Andreia Oliveira.

A jornalista e escritora Andréa Oliveira. Foto: Divulgação.

O piloto do Palavra Acesa teve direção executiva de Alê Muniz e Luciana Simões e foi realizado pela equipe de produção e audiovisual do Festival BR135.

A entrevista foi gravada no Casarão BR, imóvel localizado no centro histórico de São Luís, adquirido para funcionar como usina de criação para projetos culturais.

Gustavo Sampaio é jornalista e radialista. Atua em São Luís como repórter, assessor de comunicação, produtor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, Rádio Educadora, O Imparcial, Volts, Governo do Maranhão. É editor-chefe do SobreOTatame.com, além de pesquisador musical e louco por animais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários