No meio de uma semana decisiva na vida política do país, o cantor Paulão trouxe ao mundo o primeiro videoclipe do seu novo disco com muita dança, rua e poesia. Como você pode observar no vídeo acima, o material apresenta uma assinatura latino-americana com uma pegada africana e uma temática política com um time feminino responsável pelo tratamento audiovisual.

O clipe perpassa pela ideia da força das pequenas belezas do cotidiano, na gentileza, na ajuda mútua do dia a dia, nos sorrisos presentes na luta diária, na leveza do lazer, da felicidade de estar entre amigos, entre vizinhos, entre amores ou desconhecidos. Um simples bom dia ao cobrador e um obrigada ao vendedor. Uma conversa fiada na porta, ou na bancada de um boteco de bairro. Dos dias de trabalho aos dias de festa. Estar junto, com essa força especial de ser afeto. Que vem do povo, que vem de nós. Apesar de tudo”, diz Ingrid Barros, que assina a direção do clipe junto com Daniela Lopes, responsáveis também pela direção de fotografia e direção de artes, respectivamente.  Além disso, o projeto contou com a designer Brenda Maciel, que trabalhou na identidade visual de divulgação do single.

Assim, o clipe e a música Special Power junta a potência do discurso político, a escrita poética de Paulão, a cadência da música popular e a pulsação dos beats “afrorreferenciados”. Chega pra falar do afeto e do poder das relações na transformação da coletividade. Enquanto semeiam violência e ódio, temos no amor a nossa potência.

Por isso eu, Dani e Ingrid saímos às ruas de São Luís para registrar esse sentimento materializado no cotidiano. Mais do que nunca, é preciso estar na rua.” diz Paulão. “Além do mais, as pessoas que aparecem no clipe são os verdadeiros protagonistas da sociedade política. Estão na resistência de base, para além dos discursos. Verdadeira sobrevivência diária. E sem perder o sorriso no rosto. E sem deixar de mergulhar em sua cultura por essência“, comenta Ingrid Barros.

“Resistiremos àqueles que querem apagar nossas diferenças e calar nossas identidades”, completa o artista.

(Foto: Daniela Lopes)
(Foto: Daniela Lopes)
(Foto: Daniela Lopes)
(Foto: Daniela Lopes)
(Foto: Daniela Lopes)
(Foto: Daniela Lopes)
(Foto: Daniela Lopes)
(Foto: Daniela Lopes)
(Foto: Daniela Lopes)
(Foto: Daniela Lopes)
(Foto: Daniela Lopes)
(Foto: Daniela Lopes)
(Foto: Daniela Lopes)
(Foto: Daniela Lopes)
(Foto: Daniela Lopes)
(Foto: Daniela Lopes)

Sobre o novo disco

O single “Special Power” faz parte do repertório do EP homônimo (a ser) lançado em 2018 por Paulão. Se no disco anterior (“Faz escuro mas eu canto” – 2016) tinha sua lírica voltada para a intimidade, no novo trabalho Paulão busca a rua e o povo, direcionando a atenção de sua poesia ao sensível momento político do país.

Paulão assina a produção musical do álbum, o que deixa mais evidente a pesquisa rítmica pelas linguagens musicais negras que vem empreendendo. O artista enxerga na ancestralidade uma fonte de afeto e resistência, meditando sobre o passado para projetar o futuro.

Não à toa que nesse trabalho a parte orgânica da música popular é unida aos beats eletrônicos, perseguindo a construção de uma sonoridade contemporânea particular no flerte com os tambores do Maranhão, o samba, a música jamaicana, o jazz e o trip hop.

No som, é possível sentir difusamente influências de São Luís que permeiam todo o imaginário poético-musical de Paulão: o urbano do Cohatrac, o céu que se ensolara amarelo queimado e o sal do mar enlameado de mangue.

Ainda que discuta em suas letras assuntos complexos como a alteridade, o amor político e a construção de uma sociedade que respeite as múltiplas formas de ser e viver, a produção dançante faz com que esses temas sejam assimilados com leveza e o trabalho tenha uma pegada pop.

Colab SobreOTatame + Paulão

Em dezembro de 2016, Paulão juntamente com nós do SobreOTatame, realizamos o primeiro episódio do nosso quadro musical, SobreOTatame Sessions. A colaboração resultou em três vídeos produzidos por nós com canções autorais do cantor do seu lançamento da época “Faz escuro mas eu canto“:

Paulão na 2ª edição do show do SobreOTatame Sessions

Paulão é uma das atrações de destaque da segunda edição ao vivo do SobreOTatame Sessions. A primeira contou com os artistas maranhenses Ornitorrincos do Sertão Turu, Vinaa, Israel Costa, Ari Sousa, Sfânio e Ventriloco. O show foi o resultado das gravações de seis episódios executados pelo site SobreOTatame.com no primeiro semestre de 2018, que tem o objetivo de incentivar, valorizar e divulgar artistas locais e seu potencial musical.

Com o apoio do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), por meio do projeto Pátio Aberto 2018, o show teve a interação entre os artistas durante as apresentações, a participação das ilustradoras que criaram materiais para as bandas, além de acessibilidade por meio da LIBRAS, resultando em uma noite de muita energia.

O show foi a primeira parte de duas (o outro será dia 6/12/18) e foca em expandir o cenário musical maranhense num diálogo entre público, artistas e veículo independente numa rede em um primeiro momento colaborativa, mas que pode ajudar a pavimentar um cenário profissional futuramente.

Assista, abaixo, a cobertura em vídeo do show:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=173&v=MD1ijcjfo9c

administrator
Cidadania | Comportamento | Cultura. Criamos conteúdos e acreditamos que o palco de luta é a vida, o nosso tatame de aprendizados diários. #SobreOTatame

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários