Com o objetivo de evitar aglomerações em espaços como supermercados e farmácias por conta da proliferação da Covid-19, o Programa de Educação Tutorial (PET) Computação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) criou um aplicativo denominado “Peça em Casa”, que auxilia na compra e entrega de mercadorias e medicamentos nos domicílios dos seus usuários.
Segundo Luís Rivero Cabrejos, docente do Departamento de Informática da UFMA e tutor do PET Computação, a plataforma também tem o intuito de coletar e fornecer dados de lotação de locais por meio do Google Maps aos seus usuários.
Leia também | Coronavírus: UEMA desenvolve aplicativo para mapear aglomerações no Maranhão
“A ideia do projeto surgiu da falta de informações de empresas que realizam serviços de delivery. Fizemos uma pesquisa para encontrar informações de mercadinhos, supermercados e farmácias na cidade de São Luis para concentrar essas informações em um aplicativo e ajudar a população a identificar onde podem ser realizadas suas compras.
Caso esses locais não forneçam serviço de delivery, os usuários do aplicativo poderão ser notificados de como está o quantitativo de pessoas nesses estabelecimentos, avaliando se é seguro ou não se direcionar até esses locais, ou se é necessário aguardar mais um pouco para o movimento diminuir e evitar aglomerações.
O grupo pensa em outras funcionalidades para a plataforma, mas só poderemos implementar caso consigamos mais recursos financeiros e acesso a informações que precisamos”.
Luís Rivero Cabrejos, professor.
Ele ainda esclarece que, devido à limitação de recursos, o aplicativo ainda está com algumas funções inativas.
“Ainda não foi possível custear planos de application programming interface, ou seja, interface de programação de aplicativos de dados geográficos, necessários para coletar as informações expostas. É necessário manter um servidor para viabilizar o aplicativo, além de financiar sua publicação em plataformas como Google Play Store e App Store”, comentou.
Leia também | Conheça projetos que estão ajudando a periferia de São Luís durante a pandemia do coronavírus
O PET Computação disponibilizou, também, um formulário on-line e gratuito para cadastro de empreendimentos que têm interesse em participar do projeto. O grupo ressalta que o aplicativo apenas disponibiliza informações sobre o estabelecimento para pessoas interessadas no serviço de delivery, e que não comercializa nenhum produto e/ou serviço.
Para baixar o aplicativo, o interessado deverá direcionar a câmera do seu smartphone ou tablet para o QR-Code. Ou, se preferir, poderá acessar a página eletrônica do grupo, que também está disponível na descrição do Instagram do PET Computação. Outras informações sobre o aplicativo e atividades podem ser consultadas no site do PET.
*Texto publicado originalmente por Allan Potter, no site da UFMA.
Coronavírus
Além desta matéria, estamos desenvolvendo outros materiais sobre a pandemia do coronavírus. Leia, abaixo, nossos outros posts abordando o assunto: