(Foto: Divulgação/Governo do Estado do Maranhão).
Devido ao seu encantamento pelo tambor de crioula do Maranhão, despertado ainda na infância, a chefe do departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão, Cássia Pires, realizou, recentemente, o lançamento on-line do livro Coreiras: performance e jogo no tambor de crioula.
Segundo a professora, a obra é fruto da dissertação em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e seu lançamento foi adiado devido à pandemia da Covid-19.
Leia também | “Memórias e Resistência de uma Escola de Teatro”: CACEM é tema de livro de Gilberto Martins
“Eu recebi algumas propostas para lançar o livro de maneira on-line, assim, disponibilizarei o e-book gratuitamente e, em um momento pós-pandemia, lançarei a versão impressa”, contou Cássia Pires.
Para Cássia, o interesse pela performance da coreira surgiu com a observação da dança do tambor de crioula ao longo de treze anos, em que houve acompanhamento de seus rituais de pagamentos de promessas, em apresentações voltadas para o turismo ou como meio de divertimento, vivenciadas seja na capital ou no interior do Maranhão.
“Essa pesquisa é fruto de experiências com a dança e com o tambor de crioula, por isso a minha motivação foi analisar a figura da coreira sob a óptica da performance cultural, do jogo e do gingado dela dentro do tambor”, confidenciou.
Permeado de uma vasta pesquisa bibliográfica, registros fotográficos surpreendentes e singulares do arquivo próprio da pesquisadora, o livro dispõe também de imagens do acervo de Edgar Rocha e do cineasta Murilo Santos.
Leia também | A dama do folclore do MA: Zelinda Lima lança livro de memórias do bumba meu boi
A obra contém 212 páginas e leva a chancela da Editora da UFMA (Edufma). Faça aqui o download do livro completo Coreiras: performance e jogo no tambor de crioula.
*Com informações do site da UFMA.