Desafios e muito afeto sobre o que é ser pai. (Foto: Arquivo pessoal)
Por Jonas Sakamoto, Steffi de Castro e Thaisa Viégas
Dias dos pais chegando as comemorações quase sempre são as mesmas: presentes, homenagens e celebração.
Poderíamos listar homenagens ou pais marcantes da cultura em geral, mas resolvemos nos ater a nossa volta. Então, para isso, perguntamos aos papais que a nossa equipe conhece o que a paternidade os ensinou após o nascimentos de suas crias.
Leia também | Conheça a família regueira que cativou a internet com sua sintonia
Prepara o lenço que vem coisa linda por aí:
“Aproveitar com muito mais intensidade o hoje” – Thyago Cordeiro
A paternidade me ensinou que toda dificuldade se torna irrelevante quando eu vejo minha filha rindo. Que esse medo que nós, jovens, temos antes de ser pai é pura besteira, porque você passa a ter um motivo maravilhoso para viver, as prioridades mudam de maneira bem leve e, você quando se ver, está no sofá com sua filha, muito mais feliz e disposto a ficar a noite ali do que em qualquer outra festa tomando um chopp. Tudo acontece muito naturalmente e sem nenhuma carga. Ser pai me transformou em um homem que pensa muito mais no amanhã e como aproveitar com muito mais intensidade o hoje.
Leia também | Se a campanha da Gillette te incomoda, amigo, você tem um problema
“Não existe cansaço, tristeza ou dor quando estamos juntos” – Guilherme Holanda
Quando Manuela nasceu, pude sentir o real significado do amor. Tão frágil e pequenina, coube perfeitamente em meus braços. Há quem diga que não tem jeito para ser pai, mas não existe o jeito certo. É no primeiro contato que o “ser pai” vem à tona. Lembro que, nas primeiras horas de Manuela conosco, a cada suspiro, eu estava lá, ao lado do bercinho. Por mais cansado que estivesse, não queria desgrudar dela. O instinto de proteção falava mais alto. Hoje, com 1 ano e 5 meses, quando chego em casa assobiando, ela já solta a gargalhada e fica pura animação. Não existe cansaço, tristeza ou dor quando estamos juntos. Ela tem o poder de fazer tudo ficar colorido e alegre. Isso é o amor!
Leia também | Demonstre afeto pro seu amigo homem
“É ser professor da vida e ao mesmo tempo aluno também” – Junior Coelho
Após a paternidade, aprendi o que é um amor mais que sincero e com isso também aprendi que ter filhos é um motivo a mais para viver e ser o herói deles. Ser um espelho, pois ser pai e mãe passa o reflexo do nosso aprendizado na vida, da disciplina e várias coisas mais aos filhos.
É ser professor da vida e ao mesmo tempo aluno também, pois aprendemos muito com eles.
Valfran Moreira aprendeu o valor da paciência
A paternidade me ensinou a amar com paciência e dedicação, e a ouvir notas musicais em choro estridente. 😁
“Comecei a perceber que a vida nem é tão complicada assim, pois se minhas filhas estivessem bem, tudo estava bem” – Carlos Medeiros
A paternidade me ensinou a viver uma vida mais simples.
Ao longo da nossa vida vamos acumulando uma série de preocupações e obrigações que vão aos poucos nos consumindo.
Quando minhas filhas nasceram, as coisas que me eram tão caras pouco a pouco começaram a perder sentido e tudo que importa é o bem-estar das crianças. E aí eu comecei a perceber que a vida nem é tão complicada assim, pois se minhas filhas estivessem bem, tudo estava bem. A paternidade me ensinou a viver uma vida mais essencial e simples.
Leia também | O que você faria se presenciasse uma cena de racismo?
“É o auge da experiência humana na terra”- João Victor França
A paternidade pra mim é o auge da experiência humana na terra, acho que nada vai conseguir superar isso. E não falo somente pelo lado romântico da coisa, mas também pelos inúmeros desafios e renúncias que preciso fazer todo dia. Sempre ouvi dizer que a paternidade muda as pessoas, mas eu não tinha noção do quanto. Se eu mudei pra melhor, não sei bem ao certo. Só sei que acordo todo dia com a sensação de dar o meu melhor por essa baixinha.
“Amar, amar e amar é a única condição necessária e suficiente” – Marcelo de Castro
A paternidade me ensinou (e ainda ensina) que muitas das nossas crenças podem cair por terra a qualquer momento. Sim, nós podemos ser muito fortes e corajosos para protegê-las; podemos ser muito lindos e desejados para lhes causar ciúmes; a nossa “agenda de vida” é diretamente subordinada à delas; iremos chorar desmedidamente nas formaturas, nos casamentos e nos nascimentos; nos educamos educando-as e, sim aprendi também que esse amor todo é incomensurável, tendo em vista que não pode ser medido ou avaliado em razão de sua ordem de grandeza. Amar, amar e amar é a única condição necessária e suficiente.
“É um exercício pra vida toda” – Gil Barreto
Se todos homens criassem uma filho, a quantidade de ódio por metro quadrado diminuiria drasticamente. Quando me tornei pai, eu não tive um “power up” de conhecimento para explicar todas as questões, para enfrentar todas as diversidades, na verdade me tornei muito mais humano, passei a entender meu pai, aprendi a ter empatia, aprendi que não posso dar o melhor de mim sempre.
Acho que é basicamente isso: a gente só tenta ser melhor. Nem sempre conseguimos, frustrações são frequentes. Acho que ficamos mais inseguros na verdade, mas é um exercício pra vida toda.
Masculinidade e afeto
O objetivo do SobreOTatame.com é a promoção do autoconhecimento, do diálogo e, sobretudo, da reflexão. Assim esperamos que estes relatos tenham tocado os corações de outras mais pessoas e que possamos cada vez mais exercer uma figura paterna responsável, sensível e aberta.
E como a paternidade engloba o universo masculino, finalizo com alguns conteúdos que possa interessar a temática que é repleto de dilemas e desafios. Para isso, deixo algumas provocações e uma ótica por outro viés com as sugestões de leitura:
– Demonstre afeto pro seu amigo homem;
– Se a campanha da Gillette te incomoda, amigo, você tem um problema;
– entrevista exclusiva com Guilherme Valadares do portal PapodeHomem
– Sobre O Tatame em Pauta: Ansiedade (parte 1) | Sobre O Tatame em Pauta: Ansiedade (parte 2);
– Depressão e o que ainda não sabemos sobre ela;
– Cinco atitudes que auxiliam no apoio a um amigo com Depressão;