Imagem das gravações do reggae Machado Afiado (Foto: Divulgação).
Os poetas Fernando Abreu e Celso Borges juntaram seu amor ao reggae e à música de Bob Marley para fazer uma versão livre da canção Small Axe, do cantor e compositor jamaicano. O reggae Machado Afiado foi gravado no mês de junho e virou clipe com direção e filmagens assinadas por Inácio Araújo, da Carabina Filmes – o lançamento oficial ocorreu nesse domingo (30), no YouTube.
Na primeira etapa do projeto, em junho, os poetas gravaram a parceria no Estúdio Zabumba Records. A produção musical foi assinada pelo percussionista Luiz Claudio, que também tocou na sessão. Fernando Abreu fez os violões e dividiu os vocais com Celso Borges; Jesiel Bives tocou teclados e baixo; e George Gomes, bateria. Jailton Sodré gravou, mix e masterizou a faixa.
- Lo-fi e reggae em “My Luv”, single de estreia de Adnon;
- Top 6: reggaes feitos por roqueiros;
- Lucas Ló e a mistura do forró com o reggae de “Barco de Papel”;
No mês seguinte, a dupla saiu às ruas acompanhada pela câmera de Inácio Araújo, da Carabina Filmes, e gravaram imagens na Praia Grande. A edição final do clipe terá também a participação especial do artista plástico Edson Mondego tocando berimbau.
“Nos divertimos muito nas gravações, tanto no estúdio quanto nas ruas do centro. A gente sabe que não é cantor nem tem pretensões de seguir carreira ou algo parecido. Machado Afiado é antes de qualquer coisa uma homenagem a Bob Marley, um cara que admiramos muito”, afirma Celso Borges.
O poeta Fernando Abreu acrescenta: “o reggae e Bob Marley estão misturados com a poesia da gente desde o começo. Estamos muito felizes de cantar uma letra que é uma leitura livre mas reverente de um poeta do povo, que sempre será farol e referência”.
Assista ao clipe da música, liberado no último fim de semana. Abaixo, confiram a letra completa de Machado Afiado:
Machado Afiado
Se é tarde eu não sei
Resistimos
Somos Davi
Se você é Golias
A gente vai pra cima de ti
É inútil fugir
Tu queda é pra já
Cadê tua coragem?
Você me dá pão e circo
Querendo se dar bem
Mas o pau que dá em Chico
Dá em Francisco também
Você cavou sua cova
Se envenenou com seu ódio
Eu já disse e vou repetir
Sai fora, man
Sai fora
É capoeira pra cima de ti
Não corre man
Não corre
Você me dá pão e circo
Querendo se dar bem
Mas o pau que dá em Chico
Dá em Francisco também
Mais música no SobreOTatame
Já conhecem o quadro SobreOTatame Sessions, do SobreOTatame?
O objetivo do quadro é evidenciar o talento musical de artistas maranhenses e apresentá-los ao mundo, valorizando assim a cena independente do Maranhão.
Vários artistas já passaram pelo quadro, como Sfanio, Ventriloco, Paulão, Camila Reis, Gugs, Núbia, Ari Sousa, Regiane, entre outros. Abaixo, assistam dois episódios do quadro – todos os vídeos aqui: