SÃO LUÍS – O Estado do Maranhão vem se destacando no eixo de inovação. De acordo com dados do Relatório Técnico do Ranking de Competitividade dos Estados 2022, no pilar “Inovação”, o estado foi o único do país a subir sete posições. Dados que impulsionam a realização de eventos e projetos na área, como é o caso do Porto Criativo, que realizará, em 2023, uma série de encontros de negócios – gratuitos e abertos ao público.
Estes encontros, também chamados de “meetups”, terão sete edições ao longo deste ano, com foco em reunir empreendedores, acadêmicos e profissionais de áreas afins.
Nesta terça-feira (31), a estreia da série de encontros ocorrerá no Centro Histórico de São Luís, no Casarão Tech Renato Archer, localizado na Rua da Estrela, a partir das 19h.
Leia mais | SOT, EMPREENDEDORISMO CRIATIVO, CONTEÚDO DE VALOR E OS 2 ANOS DE CASARÃO TECH RENATO ARCHER
Cada Meetup visa discutir a sociedade maranhense e o desenvolvimento de ações voltadas para a inovação, empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico e sustentável e a inovação social e de como estes tópicos convergem com o setor portuário.
Na estreia, participam: Dr. Sérgio Cutrim, coordenador do Observatório Portuário; Raul Lamarca, presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR); Pedro Tadeu, analista de inovação sênior da Vale; e Gabriel Cassia, head de inovação no Porto do Itaqui.
Estreia
A estreia do Porto Criativo em meetups em 2023 terá duração máxima de 60 minutos, com foco no debate informal entre profissionais de tecnologia e de negócios, representantes de grandes corporações e da comunidade e, também, na troca de conhecimentos, erros e aprendizados.
Entre as instituições apoiadoras do evento, estão: o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e do Programa Inova Maranhão; da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Grupo de Pesquisa Labportos e Observatório Portuário; do Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR); além das startups CONEX e DL Portos e da comunidade de startups SoLuíses.
Ao todo, foram 150 pessoas inscritas para o primeiro encontro. O próximo meetup ocorrerá em fevereiro, no dia 28, às 19h – local será divulgado nos próximos dias. Os demais encontros terão datas anunciadas em breve.
Porto Criativo
A iniciativa do Porto Criativo é composta por: Ana B. Carvalho, estagiária de Gestão dos Hubs de Inovação na Vale e estudante de Administração & integrante da comunidade de inovação em São Luís; Vinicius Sirino, advogado especializado em startups e CLO na Startup QTM & CEO na Startup EDOTech; Jeff Nogueira, analista de inovação do Porto do Itaqui (EMAP) e product manager pela Tera e publicitário com experiência em Gestão de Comunicação, Marketing e Branding; e Daniel Pereira, analista de inovação do Inova Maranhão (SECTI) e professor Universitário na UNDB & líder de comunidade na SoLuíses.