O Grupo de Estudos e de Pesquisa em Gênero, Memórias e Identidades (GENI), vinculado ao Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizará, em março, o II Encontro Nacional e IV Seminário de Gênero, Memórias e Identidades.
Com a temática central Dispositivos da sexualidade: Prazeres e Perigos, o evento tem como objetivo ampliar o debate sobre as concepções discursivamente construídas e encadeadas em torno das noções de gênero e sexualidade.
O encontro será realizado entre os dias 18 e 21 de março de 2019, na Cidade Universitária Dom Delgado, no Campus Bacanga, em São Luís.
A conjunção prazeres e perigos, pressuposta nos discursos heteronormativos, encontra-se na base das regulações e classificações que nomeiam os sujeitos como desviantes, anormais, abjetos, constituindo-se assim necessária a discussão crítica e reflexiva entre pesquisadores, estudantes e pessoas de grupos interessados em trabalhar esta temática.
Nesta perspectiva de debate em âmbito local e nacional e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Maranhão (FAPEMA), a programação do II Encontro Nacional e IV Seminário do GENI contará com conferências, apresentações de grupos de trabalhos, mesas redondas e exibições de filmes/documentários.
A abertura do evento terá a conferência Sexualidades, prazeres e perigos, proferida pela antropóloga Profª Dra. Maria Elvira Díaz Benítez (UFRJ/Museu Nacional).
O evento permitirá, ainda, o aprofundamento da temática e contribuirá significativamente para o questionamento e o combate contínuo às desigualdades sociais implícitas nas relações de gênero.
O edital para inscrições e submissões de trabalhos acadêmicos está aberto até o dia 24 de fevereiro de 2019. O investimento é de R$ 20 para estudantes de graduação e R$ 50 para pós-graduando, professores educação básica e demais profissionais interessados.
Estudantes de ensino médio também podem participar com apresentações de painel digital com orientação de professores inscritos no evento. Somente para essa modalidade a inscrição dos estudantes é gratuita. As vagas são limitadas e todos os participantes receberão certificado com carga horária de 40h.
Grupo de Estudos em Gênero, Memórias e Identidades (GENI), realiza desde 2002, reuniões semanais para discussões de obras de pesquisadores influentes nas temáticas gênero, sexualidade e estudos feministas; apresenta resultados de pesquisas, promove estudos dirigidos e orientações coletivas.
Como resultados de pesquisas acadêmicas, os integrantes do GENI já publicaram, em 2015, o livro Fazendo e Desfazendo Gêneros e está prevista a segunda edição para 2019. Em âmbito local, já organizou minicursos, mesas redondas, conferências e jornadas abertas ao público. Além disso, tem igualmente participado de audiências públicas, interagido com diversos movimentos sociais, bem como sido agraciado com prêmios locais pela qualidade de sua produção.
Em 2016, o GENI realizou I Seminário de Gênero, Memória e Identidade (GENI): Simone de Beauvoir, contribuições e releituras. Em 2017, realizou o II Seminário de Gênero, Memória e Identidade (GENI): comemoração de 15 anos do GENI, em contexto de festa e avanços nas ações do grupo no Maranhão, com grande receptiva do público, envolvendo rodas de conversas e minicursos para as trocas de experiências sobre as produções de gênero no Estado, pesquisas pioneiras no Maranhão.
Já em 2018, o grupo ampliou a estrutura do evento para o caráter nacional, possibilitando a participação da comunidade acadêmica de todo o Brasil com as atividades de minicursos, apresentação de comunicações orais em Grupos de Trabalhos e painéis, mesas redondas e mostras artísticas e culturais.
Veja, abaixo, a programação completa:
18 de março 2019 (segunda-feira);
14h Credenciamento;
15h30 Mesa de abertura;
16h às 18h Conferência de abertura: “Sexualidades, prazeres e perigos”
Convidada: Dra. Maria Elvira Díaz Benítez (UFRJ/Museu Nacional).
19 de março 2019 (terça-feira)
Manhã
08h às 12h Credenciamento;
08h às 12h Apresentação de Grupos de Trabalhos (GT);
Tarde
14h às 15:30 Mesa redonda: “GENI em discurso”;
Convidadas:
Ma. Luama Alves (UFMA);
Dra. Carolina Pitanga (UEMA);
Ma. Rarielle Rodrigues (UFMA);
Ma. Geysa Fernandes (UFMA);
Dra. Nilvanete Lima (IFMA).
16h às 18h Mesa-redonda: Pânicos Morais e Conservadorismos
Convidada(os):
Dr. Victor Hugo Barreto (UFF);
Dr. Carlos Palombini (UFMG);
Dra. Andrea Lacombe (UFRJ).
20 de março 2019 (quarta-feira);
Manhã;
08h às 12h Apresentação de Grupos de Trabalhos (GT).
Tarde
14h às 15h Apresentação de filmes/documentários;
15h30 às 17h Mesa redonda: Ordem, Desordem, Controvérsias: Discursos sobre Sexualidade;
Convidadas(o):
Ma. Lorena Mochel (UFRJ/ Museu Nacional);
Dr. Allyson Perez (CEUMA);
Ma. Mayanna Ellen Nunes (UNICAMP).
21 de março 2019 (quinta-feira)
Manhã
08h às 12h Apresentação de Grupos de Trabalhos (GT);
Tarde
14h às 15h30 Mesa redonda: Transições em Experiências;
Convidadas(o):
Júlia Rodrigues (Militante e Pesquisadora);
Maria de Jesus (APROSMA);
Caio Mendonça (Militante);
16h às 18h Conferência de encerramento: A Academia como Espaço de Debates sobre Prazeres e Perigos, com Dra. Sandra Maria Nascimento Sousa (GENI/UFMA).