Já ouviu falar do projeto Emaranhado, que criou uma campanha de boas ações pelas ruas de São Luís? A iniciativa nasceu de um de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dentro da faculdade de Publicidade e Propaganda. Gabriel Sá, junto do seu colega de turma Ronny Meireles, pensaram a Emaranhado e aperfeiçoaram as ideias até chegarem no principal foco do projeto: realizar ações pontuais pela capital maranhense.
A primeira proposta começou no dia 26 de novembro de 2018, com uma postagem no Instagram pessoal de Gabriel (@gabriel_emr) como uma forma de homenagem a cultura maranhense através de quadros com estilo doodle art.
A ideia era colocar o quadro em algum lugar de São Luís, avisar pelo Instagram e dar uma dica da localização.
“Então pensamos ‘e se a gente desse um presente pra cidade?’ Afinal, nascemos e nos criamos em São Luís. O amor pelo nosso estado moveu essa decisão” – Gabriel Sá.
Mas não parava por aí. Faltava algo nesta proposta. Foi aí que a equipe da Emaranhado pensou em criar uma rede de boas ações e transformar todo mundo em uma peça ativa no projeto.
E assim, eles estipularam uma condição: o quadro é seu, mas você deve realizar uma boa ação. Seriam ações simples, mas de grande significado. A cada novo quadro deixado nas ruas de São Luís, uma nova tarefa a ser feita. Dentre elas, você deveria: alimentar um cachorro de rua, dar um abraço em alguém, fazer uma criança sorrir e, por último, fazer uma gentiliza para um idoso.
A última postagem ocorreu último dia 12 de janeiro de 2019, finalizando o ciclo desta ação. Mas a Emaranhado promete que esse foi apenas o começo e que mais ideias irão aparecer.
Camisas originais da Emaranhado já são uma garantia para o futuro e podemos esperar muito mais desse projeto para 2019!