O espetáculo Memórias em Tempo de Espera, com estreia prevista para 2020 (Foto: Divulgação).
Em tempos tão adversos como este da pandemia do coronavírus, várias propostas culturais tem sido desenvolvidas pela classe artística de todo o mundo. Falando nisso, já conhece a QuarenteMA – Dramaturgias Confinadas?
A proposta artística tem o objetivo de reunir textos dramatúrgicos de autores/as maranhenses para serem lidos de casa: a ideia é divulgar a dramaturgia local em sessões de leituras dramatizadas virtualmente.
Leia também | “Maria Firmina dos Reis – Uma voz além do tempo” estreia no teatro maranhense
O projeto compõe a edição especial do Encontros Fluídos produzidos pelo Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho, que já teve cinco edições desde 2012 e tem como objetivo iniciar processos de debates entre a produção teatral maranhense, seu público e demais interessados em arte e cultura.
“Diante de tais medidas da OMS acerca da pandemia do coronavírus, que nos coloca em situação de quarentena, nos vimos ainda mais ávidos por trocas de saberes e conhecimentos, e apostando na prática artística como vetor de união e transformação social, o Encontros Fluídos – Edição Especial deste ano propõe esses encontros e debates de forma virtual, colocando a dramaturgia maranhense como carro-chefe do pensar teatro em contexto maranhense”, afirmou Victor Silper, um dos integrantes do projeto.
Leia também | Comédia, música e Brasil unidos no espetáculo maranhense “Cadê A Herança?”
Outra intenção da QuarenteMA é de que as leituras dramáticas possam ser feitas por toda a família, mesmo que não sejam profissionais do teatro – o público pode ler com a mãe, o pai, avó, irmã, irmão, amigo, companheiro, companheira.
Foram disponibilizados um banco de textos de dramaturgas e dramaturgos maranhenses para quem não tem fácil acesso a elas.
Live no Instagram
Toda quinta-feira, pouco antes das 19h, será disponibilizado o link de acesso à sessão virtual no instagram @rascunhoproducoes.
O projeto não goza de nenhum patrocínio e nem prevê lucros materiais, sendo assim uma proposta inteiramente gratuita e aberta a todo público em geral.
O Grupo
O Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho surgiu em janeiro de 2010 e é formado por artistas docentes que investigam a arte teatral contemporânea montando e apresentando espetáculos, realizando eventos e desenvolvendo pesquisas sobre formação de plateia, recepção teatral, produção e gestão teatral, interpretação, trabalho corporal, história do teatro maranhense e tecnologia para cena.
Tais eixos de pesquisas foram potencializados durante os primeiros anos de trabalho e experimentações. O grupo criou sete espetáculos teatrais e participou de festivais e mostras teatrais no âmbito estadual e nacional, levando nossas pesquisas em forma de cena e diálogos.
Leia também | Saiba como lidar com as fake news durante a pandemia do coronavírus
Pensando em compartilhar pensamentos e propor discussões sobre a realidade da classe artística do Maranhão, o grupo criou o evento chamado “encontro fluidos“.
Recentemente, o grupo abriu o processo de montagem do seu mais novo espetáculo na Semana de Calouros de Teatro da UFMA. Memórias em Tempo de Espera revisita o texto Tempo de Espera, do teatrólogo e dramaturgo maranhense Aldo Leite.
Leia também | Psicóloga dá dicas de como lidar com a saúde mental na pandemia do coronavírus
Montagem de enorme repercussão dos anos de 1970, o núcleo propõe uma remontagem em uma estética contemporânea revisitando os percursos imagéticos e poéticos da primeira montagem. Com direção de Fernanda Areias, a ideia do espetáculo também é reviver a historiografia do teatro maranhense.
A estreia está prevista para o segundo semestre de 2020. Equipe QuerenteMA: Fernanda Areias, Gilberto Martins, Raphael Brito, Alana Araújo, Victor Silper, Nicolle Machado e Hevylla Maria.