Projeto Quentinha Solidária alimenta pessoas em situação de rua

(Foto: Divulgação)

As pessoas em situação de vulnerabilidade social foram as mais prejudicadas durante a pandemia. Para quem já era invisibilizado antes da chegada do novo coronavírus, a situação se agravou com as necessárias medidas de distanciamento. Foi nesse contexto que surgiu o Quentinha Solidária, projeto que há cinco meses tem alimentado pessoas em situação de rua no Centro de São Luís, no Maranhão, com a ajuda de doadores e trabalhadores voluntários.

A iniciativa é apoiada pelo Laboratório de Design Social da UFMA (LabDeS), que recentemente lançou uma vaquinha virtual para financiar os custos no preparo das refeições entregues todo sábado a cerca de 150 pessoas na região do Mercado Central. Eventualmente, também são doados produtos de higiene e máscaras. A meta atual é arrecadar R$ 3.830 – dinheiro suficiente para manter o projeto durante um mês e meio.

Leia também | 2º Cores da Vila transforma comunidade em galeria de arte a céu aberto

Além da contribuição em dinheiro, há outras formas de apoiar o Quentinha Solidária. O projeto também está recebendo doações de mantimentos para a cozinha e aceitando o apoio de voluntários no preparo ou na entrega dos alimentos. Hoje, o grupo conta com 15 integrantes responsáveis pelo trabalho na cozinha, na distribuição de marmitas e na comunicação. As ações são divulgadas no Instagram @quentinhasolidariaslz.

Link para doações

Laboratório de Design Social

Criado com o propósito de conectar iniciativas e implementar soluções para questões relacionadas à pandemia, o LabDeS foi responsável pela mobilização inicial dos voluntários na distribuição de refeições na região central da cidade. O laboratório é coordenado pelo professor Delano Rodrigues, do Departamento de Design da UFMA, e conta atualmente com estudantes e profissionais do Design, da Saúde e da Pedagogia.

O laboratório atua em três frentes: observando como as medidas de contenção da pandemia afetam diferentes grupos sociais, buscando parceiros para a execução de projetos e divulgando iniciativas já existentes para conectá-las a seus possíveis beneficiários e colaboradores.

Para saber mais, acesse o site do LabDeS.

Em 2017 cobrimos uma intervenção do LabDes em dois casarões, com a limpeza da fachada, a instalação de plantas, graffiti e lambe no bairro Desterro, em São Luís.

Relembre:

O quê: Ação social de distribuição de quentinhas para pessoas em situação de rua
Onde: Região do Mercado Central em São Luís
Quando: Todo sábado, às 17h

administrator
Cidadania | Comportamento | Cultura. Criamos conteúdos e acreditamos que o palco de luta é a vida, o nosso tatame de aprendizados diários. #SobreOTatame

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários