“Química é Fácil”: professor cria canal para transmitir aulas durante isolamento

Professor Rogério Teles em uma das videoaulas que tem produzido e disponibilizado aos estudantes via Youtube (Foto: Reprodução/YouTube).

O professor Rogério Teles, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís-Monte Castelo, criou um canal no YouTube para dar aulas de Química a distância, durante o período de isolamento social.

O objetivo é continuar fornecendo conteúdo gratuito aos estudantes mesmo na quarentena, para não deixar que eles diminuam o ritmo de estudos. Clique aqui, acesse e curta o canal “Química é Fácil – Prof. Rogério Teles”.

O canal Química é Fácil – Prof. Rogério Teles já tem mais de 800 inscritos. Rogério Teles explicou que decidiu gravar o conteúdo em vídeo ao perceber que muitos estudantes de escolas públicas estão sem aulas, enquanto que escolas particulares continuam disponibilizando lições para seus estudantes por plataformas virtuais durante a pandemia.

“Muitos desses jovens, como é o caso dos de meu Campus (IFMA/São Luís – Monte Castelo), ainda não tiveram aulas no ano letivo de 2020”, comentou. Ele informou que o ano letivo no campus seria iniciado em 23 de março, dois dias após a decretação de estado de emergência e suspensão das aulas.

Rogério Teles informou que nunca havia trabalhado com educação a distância anteriormente, mas que não encontrou muitas dificuldades em adaptar-se às aulas na plataforma on-line, por ter recentemente iniciado um projeto de extensão, adiado por causa da pandemia, envolvendo estudantes da graduação (Licenciatura em Química) e do Curso Técnico em Química Integrado com o Ensino Médio do Campus São Luís – Monte Castelo, além de estudantes e professora de uma escola estadual do bairro Vila Embratel.

Leia também | Makers contra o Covid-19: mais de 2.500 protetores faciais para profissionais de saúde

“Para este projeto, eu já havia criado um canal no YouTube e testado algumas formas de videoaulas (no quadro, no Zoom, no caderno). Dessa forma, já havia passado por essa adaptação”, disse.

O professor grava as aulas em casa, a maioria no celular mesmo, mas às vezes usa o notebook, utilizando os recursos de plataformas como Zoom e Google Meet.

“Eu mesmo gravo e edito as aulas, com meu telefone celular e notebook”, contou. Ele também explicou porque decidiu utilizar o YouTube. “É uma forma rápida e prática de levar as aulas ao ar e atingir o maior número de estudantes. Sem falar que os estudantes, em sua grande maioria, já são usuários do YouTube. Também uso o Instagram (@rogeriomteles) para divulgar o canal e interagir de forma mais rápida com esse público”, destacou.

Leia também | Covid-19: professores da UEMA desenvolvem Estação de Desinfecção Individual e de baixo custo

Os estudantes podem mandar suas dúvidas tanto pelos comentários nos vídeos do YouTube, como pelo “direct” do Instagram. Por enquanto, as aulas são gravas e postadas no canal, mas o professor informou que pretende realizar aulas ao vivo (“lives”).

“Mas no YouTube isso só será possível quando tivermos mais de mil pessoas inscritas no canal. Por isso temos divulgado o canal, na tentativa de atingir logo esse número”, disse Rogério Teles.

O professor pede que os alunos se inscrevam no canal e curtam os vídeos, pois o Youtube condiciona alguns protocolos a o número de inscritos e de curtições. Também é possível compartilhar o link do canal, para que as aulas alcancem o maior número de estudantes interessados.

*Texto publicado originalmente no site do IFMA.

Coronavírus

Além desta matéria, estamos desenvolvendo outros materiais sobre a pandemia do coronavírus. Leia, abaixo, nossos outros posts abordando o assunto:

A peste que nos assola: uma reflexão sobre pandemia e solidariedade

Projeto “QuarenteMA” reúne textos dramatúrgicos maranhenses para serem lidos de casa

Saiba como lidar com as fake news durante a pandemia do coronavírus

São Luís: vídeo mostra como Centro ficou durante a quarentena do coronavírus (COVID-19)

Psicóloga dá dicas de como lidar com a saúde mental na pandemia do coronavírus

20 Notícias boas em meio a pandemia do coronavírus (COVID-19)

Saiba como lidar com as fake news durante a pandemia do coronavírus

Professores de Caxias (MA) produzem máscaras de proteção facial em ação de combate ao Covid-19

Editais abrem inscrições para iniciativas de enfrentamento dos efeitos do Coronavírus nas periferias brasileiras

Gustavo Sampaio é jornalista e radialista. Atua em São Luís como repórter, assessor de comunicação, produtor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, Rádio Educadora, O Imparcial, Volts, Governo do Maranhão. É editor-chefe do SobreOTatame.com, além de pesquisador musical e louco por animais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários