Poder ver o Lollapalooza Brasil 2015 de perto foi um presente que não sai da mente. Por mais que estivesse cheio de artistas mais recentes, como Young The Giant e Alt-J, não faltaram referências às décadas passadas – vide a apresentação tribal e cheia de excelência de Robert Plant. Sobre estas referências, vou citar algumas que me fizeram pensar duas vezes se gostava mais da original.
1 – Fitz & The Tantrums – Sweet Dreams (Are Made of This)
Há 30 anos, o grupo britânico Eurythmics lançaria uma balada que persistiria por várias décadas em todas as baladas do planeta. A banda de indie pop Fitz & The Tantrums soube recriar bem a canção e colocá-la no mesmo setlist que inclui faixas tão dançantes quanto, como “Out Of My League” e “The Walker”. Michael Fitzpatrick e Noelle Scaggs dividem os vocais desta releitura que conseguiu por, ainda, mais gingado e groove que a faixa original. Ouve aí!
2 – Bastille – No Scrubs
O Bastille, projeto solo do cantor e compositor Dan Smith, já fez mais covers do que você pode imaginar deste grupo que surgiu em 2010. De lá pra cá, ela já: remodelou “Private Dancer”, de Tina Turner na canção “Free”; transformou “Thinkin Bout You”, de Frank Ocean, em “Thinkin’ Ahead”; e tirou todos do agito de “The Rhythm of the Night”, do Corona, para cair na balada açucarada de “Of the Night”. No Lollapalooza, a canção “No Angels”, versão de Dan para “No Scrubs”, do TLC, me arrebatou nos primeiros versos. Ele retirou o apelo pop e pôs um tom mais dramático e melódico, já característico de suas faixas – a canção, em sua versão original, conta com a participação da cantora Ella Eyre.
3 – Kasabian – Praise You
O fim de tarde do dia 28 de março de 2015 tem um sabor especial na minha memória. Quando o grupo Kasabian subiu ao palco, já sabia que aquela apresentação seria memorável. A certeza se tornou mais forte quando o tecladinho de “Praise You”, uma das faixas mais celebradas do Fatboy Slim, começou a ecoar naquele entardecer. Fui pego de surpresa. Duas vezes. A segunda vez foi no mash-up dessa faixa com “L.S.F. (Lost Souls Forever)”, canção lançada pelo próprio Kasabian há mais de dez anos e, de longe, a minha favorita deles. Versão classuda.
https://www.youtube.com/watch?v=ZIVgR2mEWDo
Menção honrosa – O show mais louco do Lollapalooza Brasil 2015 contou com uma das versões mais inesperadas para uma apresentação que remava pro lado oposto da faixa original. O DJ Skrillex conseguiu colocar todos para dançar ao som do tema de O Rei Leão. Isso. Mas, é claro, com bastante dubstep.
Ai, cara! Com eu queria ter ido…
Fiquei curtindo o #LollaNoSofá que, aliás, rendeu dois especiais lá no blog!
Para mim, o show do Robert Plant foi o mais sensacional de sábado e do Pharrell o de domingo. Sobre Skrillex, eu teria mesmo que estar lá para viver isso porque sigo sem entender show de DJ :p
http://yellowevershine.wordpress.com
http://facebook.com/YellowEverShine