(Arte: Divulgação).
Já ouviu falar da Rede Humanitária SLZ?
A iniciativa surgiu a partir da união de alguns grupos da cidade, como o Mapa Educação (@mapaeducacao), o Coletivo LGBT com Cuxá, o Movimento Popular da Juventude do Maranhão (MPJM e @sigampjm), do Instituto Vem Comigo (@grupo_vem_comigo) e da sociedade civil não organizada.
O objetivo? Criar, em meio a pandemia do coronavírus (COVID-19), uma rede de apoio humanitário às Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social, em especial as Pessoas em Situação de Rua (PSR), e para fortalecimento de ações independentes, ou de organizações que estão sendo realizadas em toda a capital maranhense.
O apoio às ações consiste em divulgá-las através das redes sociais, mobilizando mais pessoas a ajudarem na arrecadação de produtos de higiene pessoal, roupas, alimentos ou como voluntários.
Leia também | “Mães de Favela”: campanha irá auxiliar mães solo em mais de 40 comunidades de cinco municípios do MA
“Você pode apoiar doando, compartilhando, dispondo de pontos de arrecadação/distribuição ou se voluntariando a participar de ações”, pontuou Thiago Ferrér, um dos organizadores.
A rede leva em consideração as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), assegurando a integridade de todos os colaboradores e pessoas atendidas, com ações de arrecadação/distribuição em diversos bairros. “Para que assim todos possam contribuir, conforme sua localização, sem se expor e tendo assim também uma abrangência maior no atendimento desse público”, acrescentou Thiago.
Leia também | Internos do sistema prisional do MA iniciam confecção de 1 milhão de máscaras de proteção
A primeira ação programada é a distribuição de Sopão para moradores da região do Centro Histórico de São Luís. Para essa ação, foi criada uma vaquinha on-line (o link está na bio do @redehumanitariaslz, no Instagram) para arrecadar fundos na produção do sopão.
Mais sobre a Vakinha On-line:
A Rede Humanitária SLZ propõe, através da vaquinha, desenvolver atividades que visem auxiliar pessoas em situação de rua durante pandemia do coronavírus.
Dentre as medidas emergenciais, a rede irá realizar ações de alimentação, como a distribuição de sopão. Com o valor total, a rede espera executar três edições da atividade e atingir uma expectativa de 300 pessoas, ressaltando a importância e os cuidados necessários de distanciamento e prevenção ao Coronavírus.
Leia também | Série de fotos mostra como a população está reagindo ao isolamento social em São Luís
Para contribuir na vaquinha, clique aqui e saiba mais sobre quanto ajudar.
Coronavírus
Além desta matéria, estamos desenvolvendo outros materiais sobre a pandemia do coronavírus. Leia, abaixo, nossos outros posts abordando o assunto: