Rita Benneditto, Zeca Baleiro e Joãozinho Ribeiro juntos em “Com o Afeto das Canções”

Elenco do clipe inclui os compositores Joãozinho Ribeiro, Josias Sobrinho e César Teixeira (Foto: Emanuelle Rebelo/Divulgação).

Com o Afeto das Canções”, música de Joãozinho Ribeiro interpretada por Rita Benneditto e Zeca Baleiro, com arranjo e produção de Zé Américo Bastos, já está disponível nas plataformas digitais e também ganhou um clipe inédito.

Ao invés de uma arma, uma canção; ao invés de um tiro, um poema; ao invés de uma convocação para a violência, uma singela demonstração de afeto. Foi com essa ideia na cabeça que Joãozinho Ribeiro compôs o reggae Com o Afeto das Canções” e o clipe vem reafirmar a mensagem que a música celebra: a importância do afeto e do amor em tempos de incerteza e ódio.

Dirigido, produzido e roteirizado por Thais Lima, o clipe tem boa parte da sua produção audiovisual gravada nas vias públicas do Centro Histórico de São Luís do Maranhão. Já os cantores Rita Benneditto e Zeca Baleiro, e o maestro Zé Américo realizaram seus registros afetivos através de aparelho de celular, nas cidades que residem (Rio de Janeiro e São Paulo).

O clipe apresenta um elenco na sua grande maioria de casais reais e amigos em comum, como o próprio Joãozinho Ribeiro e os compositores Josias Sobrinho e César Teixeira e suas respectivas companheiras, além de outros casais e configurações familiares, diante da exaltação ao amor com o olhar para todxs, para as diferenças e particularidades de cada um.

Leia também | “Reggae, uma Arte de Resistência”: professora de São Luís é finalista no Prêmio Educador Nota 10

Mesmo tendo sido filmado antes do agravamento da pandemia neste início de ano, a escolha do elenco se pautou por casais e pessoas que já vivem juntas, além de filmar cada grupo de participantes em dias alternados, com uma equipe técnica reduzida, utilizando máscaras e seguindo todos os protocolos necessários para evitar qualquer contágio.

Uma produção da Guajajara Filmes e RZK Filmes, o clipe apresenta uma narrativa marcada pelo encontro e pela dança, com uma paleta de cores vibrantes e referenciado nos filmes musicais. Isso tudo numa sintonia envolvente ao som do reggae roots, estilo bem característico do Maranhão.

Single

Em tempos tão sombrios, ‘Com o Afeto das Canções’ traz uma mensagem de esperança e liberdade, na certeza de que um outro mundo fraterno, justo e solidário, ainda é possível

Joãozinho Ribeiro, compositor.

Conterrâneos, Rita Benneditto, Zeca Baleiro e Joãozinho Ribeiro se conhecem desde suas primeiras aventuras criativas em São Luís do Maranhão, participando juntos em festivais, teatro e projetos coletivos como Oficina e Corre Beirada.

Enquanto Joãozinho se manteve em atividade no Maranhão, os amigos levaram a cultura maranhense para outras paragens e começaram a carreira discográfica mais ou menos à mesma época.

Leia também | Enme e sua homenagem ao reggae do Maranhão no clipe de “Killa”

Em seu primeiro disco, co-produzido por Zeca, Rita gravou várias de suas canções, incluindo “Lenha”, que viria a ser um de seus maiores sucessos. A voz de Rita também é ouvida nos primeiros discos de Baleiro, como nos vocais poderosos que abrem “Meu Amor, Meu Bem, Me Ame”.

Mesmo distantes, sempre estiveram próximos, com várias colaborações artísticas ao longo dos anos, e agora se juntaram para registrar “Com o Afeto das Canções”.

Rita conta que recebeu “Com o Afeto das Canções” por WhatsApp, junto a outras lindas canções que Joãozinho selecionou para que ela conhecesse: “Ao ouvi-la, me apaixonei de imediato e mostrei ao maestro Zé Américo Bastos”.

Juntos, resolveram incluí-la no repertório de algumas lives de Rita e a partir daí tiveram a certeza de que “Com o Afeto das Canções” deveria ser registrada. Compartilharam a ideia com Joãozinho, que aprovou de imediato e sugeriu convidar Zeca Baleiro para somar nos afetos.

Leia também | Conheça a família regueira que cativou a internet com sua sintonia

Feita de forma virtual, a produção ficou a cargo do maestro Zé Américo, que fez o arranjo e convidou os músicos Israel Dantas (violão e guitarra), Fernando Fofão (contrabaixo), Moises Mota (bateria) e Carlos Pial (percussão), além de registrar piano, teclados e programações. A voz de Zeca foi gravada em São Paulo, enquanto Rita fez seu registro no Rio de Janeiro.

O lançamento do single “Com o Afeto das Canções” é uma parceria da Elza Ribeiro Produções, Zap Music e Milhões de Uns, que chega nas plataformas digitais pela Saravá Discos, com distribuição da ONErpm.

Gustavo Sampaio é jornalista e radialista. Atua em São Luís como repórter, assessor de comunicação, produtor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, Rádio Educadora, O Imparcial, Volts, Governo do Maranhão. É editor-chefe do SobreOTatame.com, além de pesquisador musical e louco por animais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários