Saiba como se programar para a Mostra Quelly: confira a programação completa

(Foto: Divulgação)

Em tempos de isolamento social, onde os cinemas de muitos lugares do mundo (São Luís está incluso) estão de portas fechadas, nós enquanto público nos perguntamos: nós vamos ficar sem filmes? A resposta é NÃO! Vai ter cinema sim e cinema de primeiríssima qualidade. A 2ª edição da Mostra Quelly vem aí para acalentar nossos corações cinéfilos e começa hoje (4)!

Realizada pela Kasarão Filmes e idealizada pelo cineasta George Pedrosa, em parceria com os produtores Josh Baconi e Gabriel Marques, a 2ª edição da Mostra Quelly Nacional de Cinema de Gênero ocorrerá de 4 a 7 de novembro em formato virtual pelo canal no youtube do Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM.

A Mostra Quelly esse ano integrará as atividades da programação do Mês Negro e da Diversidade no CCVM, onde teve sua primeira edição em 2019 selecionada pelo edital Pátio Aberto.

A Mostra Quelly traz diferenciais para a edição deste ano – o fato de acontecer virtualmente trouxe novas configurações. O diferencial da mostra este ano, além das exibições dos filmes online, são as rodas de conversa que serão realizadas após as exibições dos curtas, além de uma homenagem a Júlia Katharine, primeira cineasta trans a lançar filme em circuito comercial no Brasil, e que terá seu filme Tea For Two exibido no terceiro dia seguido de bate-papo ao vivo. Júlia chegou a vencer o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival Guarnicê de Cinema pelo filme Os cuidados que se tem com o cuidado que os outros devem ter consigo mesmos, de Gustavo Vinagre. Todas as rodas de diálogo serão compostas pelos realizadores dos curtas exibidos com mediação de produtores culturais e artistas maranhenses convidados.

Nove curtas-metragens serão exibidos este ano e, dentre eles, o pernambucano Swinguerra (de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca), destaque na 58a Bienal de Veneza, selecionado no Festival de Locarno e no festival Mix Brasil 2019 – maior festival de cinema de gênero da América Latina. A primeira animação a ser exibida pela Quelly é Sangro, dos diretores Bruno H. Castro, Guto BR e Tiago Minamisawa, vencedora dos prêmios de Melhor Curta Brasileiro e Melhor Curta-documentário no AnimaMundi. Looping (de Maick Hannder), Inabitáveis (de Anderson Bardot) e A Felicidade Delas (de Carol Rodrigues) antecederão a mesa de diálogo com a temática Negritude e Gênero no Cinema Brasileiro Contemporâneo. Papinha de Goiaba (de Tiago Fonseca), Batom Vermelho Sangue (de R. B. Lima) e Sangro encerram o último dia com o diálogo Construção de Novas Narrativas no Cinema de Gênero.

Confira abaixo a programação completa da 2ª edição da Mostra Quelly Nacional de Cinema:

DIA 04/11 (quarta)

19h00 – ABERTURA/APRESENTAÇÃO DA VINHETA DA MOSTRA 

PROGRAMA 1 – 47’50’’

  • SWINGUERRA, dde Benjamin de Burca e Bárbara Wagner (Docuficção, Pernambuco, 2019, 22’50’’);
  • HOMENS INVISÍVEIS, de Luís Carlos de Alencar (Documentário, Rio de Janeiro, 2019, 25’);

20h15 – DIÁLOGO –  O documentário – perspectivas da construção experimental, com realizadores dos filmes. 

Moderador: Gabriel Gutierrez

21h30 – ENCERRAMENTO

DIA 05/11 (quinta)

19h00 – PROGRAMA 2 – 52 ’

  • LOOPING, de Maick Hannder (Belo Horizonte, 2019, 12’);
  • INABITÁVEIS, de Anderson Bardot (Ficção, Rio de Janeiro, 2020, 25’);
  • A FELICIDADE DELAS, de Carol Rodrigues (Ficção, São Paulo, 2019, 15’);

20h00 – DIÁLOGO – Negritude e Gênero NO CINEMA BRASILEIRO Contemporâneo, com realizadores dos filmes.

Moderadores: Ubiratã Trindade + Camila Soares

21h15 – ENCERRAMENTO

DIA 06/11 – MOSTRA HOMENAGEM (sexta)

19h00 – PROGRAMA 3 – HOMENAGEM Julia Katharine – 25’

  • TEA FOR TWO, de Julia Katharine (Ficção, São Paulo, 2018, 25’)

19h30 – DIÁLOGO – VOZES FEMININAS NO CINEMA LGBTQ+, com Julia Katharine.

Moderadores: Amanda Drumont + Walber Sousa

20h30 – ENCERRAMENTO

DIA 07/11 (sábado)

19h00 – PROGRAMA 4 – 33’

  • PAPINHA DE GOIABA,  de Tiago Fonseca (Experimental, Rio de Janeiro, 2020, 15’)
  • SANGRO, de Bruno H. Castro, Guto BR e Tiago Minamisawa (Animação, São Paulo, 2019, 7’)
  • BATOM VERMELHO SANGUE, de R.B. Lima (Ficção, Paraíba, 2020, 20’)

19h40 – DIÁLOGO – CONSTRUÇÃO DE NOVAS NARRATIVAS NO CINEMA DE GÊNERO, com realizadores dos filmes.

Moderadores: Josh Baconi e Gabriel Marques.

21h00 – ENCERRAMENTO


Os filmes estarão disponíveis 24 horas após a primeira exibição no canal do YouTube do Centro Cultural Vale Maranhão. Classificação indicativa: 16 anos.

Bora ver um filme?

Amanda Drumont é produtora e roteirista em formação. Atua em São Luís como produtora, curadora, redatora, crítica e roteirista. Escreve conteúdos voltados para música e cinema, além de produzir audiovisual em diversos formatos. Foi uma das juradas do V Rota Festival de Roteiro do Rio de Janeiro. Assume os eixos de produção e financiamento do SobreOTatame.com e sonha em ter um podcast pra chamar de seu.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários