A Festa da Música no Maranhão 2019 contará com a Orquestra Guajajaras e a participação de artistas de diferentes gerações. (Foto: Divulgação).
Entre os dias 20 e 22 de novembro, especialmente para fortalecer a cena musical atual, reconhecer e premiar artistas, grupos e instituições que se destacaram com trabalhos e iniciativas na área, São Luís ganhará mais um festival: é a primeira edição da Festa da Música no Maranhão – FMM19.
A programação terá o Prêmio Papete, que será uma homenagem ao artista maranhense que deixou seu legado há três anos.
A premiação marcará a abertura oficial do evento, com o reconhecimento de quem fez e faz a música acontecer. A noite de premiação ocorrerá no dia 21 de novembro, às 20h, no salão do Blue Tree Towers São Luís, e contará com a participação da Orquestra Guajajaras e convidados.
Leia também | 13 shows imperdíveis em São Luís no segundo semestre de 2019
Oficinas de Música
A programação tem início dia 20, dia da consciência negra às 8h30, no Estaleiro Escola (Sítio Tamancão), com as oficinas de “Ritmos Afros”, ministrada por instrutores do Grupo Gdam, e “Fabricação de Eco-Instrumentos”, com o professor de música e luthier Ricardo Wayland.
As oficinas contemplarão os jovens das comunidades do Sítio Tamancão, Alto da Esperança e Residencial Ana Jansen.
Prêmio Papete
A FMM19 homenageia in memoriam Papete, cantor,compositor e músico maranhense que deixou um grande legado ao colocar seu nome em prêmio que reconhece quem fez e faz acontecer a música.
Já no dia 21, acontece oficialmente, a abertura da FMM19, às 20h, no Blue Tree Towers São Luís, no Calhau, para convidados. Na ocasião, serão homenageados artistas, grupos e instituições com o Prêmio Papete – artista maranhense que deixou um grande legado – um reconhecimento de quem fez e faz a música acontecer.
A escolha dos indicados foi o resultado do trabalho minucioso da equipe de curadoria da FMM19 formada por Josias Sobrinho (cantor, compositor e produtor cultural); Gilberto Mineiro (jornalista, pesquisador, crítico musical, diretor do Teatro João do Vale e apresentador do programa “Cia. da Música” da Rádio Universidade FM); Pedro Sobrinho (jornalista, DJ e apresentador do programa “Plugado” da Mirante FM); e Wanderson Silva (músico, produtor e diretor da Time Projetos e Eventos).
A noite contará com o “Show da FMM19”, com a Orquestra Guajajaras e convidados. O mesmo show, que reúne artistas de diferentes gerações será apresentado no dia seguinte, na Praça Nauro Machado.
Nomes como Zé Américo Bastos, Tribo de Jah, Gerson da Conceição (in memoriam), Patativa, Maestro Nonato (in memoriam), Betto Pereira, César Nascimento, além do “Festival BR135” e programas “Santo de Casa” (Rádio Universidade FM) e “MPM” (Rádio Mirante FM) estão na lista de homenageados.
O idealizador e produtor do evento, o cantor, compositor e radialista, Emanuel Jesus, justifica a realização da FMM19.
Leia também | Festival BR 135: uma experiência que você precisa viver
“A música é um dos segmentos mais significativos da chamada economia criativa. Uma das linguagens mais presentes no Estado do Maranhão, que se destaca pela qualidade e diversidade, que a torna única e plural. Esse projeto, além promover um encontro e fomentar a cena da música, quer resgatar a memória e reconhecer trabalhos e iniciativas, por meio de um prêmio que honra o nome de quem tanto fez pela música e a cultura desse estado”, destacou Emanuel Jesus.
Feira da Música
A programação continua na sexta-feira (22), no dia dedicado ao músico e a música, na Praça Nauro Machado, no Centro da cidade, com a Feira da Música, a partir das 9h.
Leia também | ‘Ori Lewa – o turbante e a arte de Celia Sampaio’: moda e cultura negra em exposição
Serão estandes com lançamentos de artistas e serviço de registro de música pela Biblioteca Nacional, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite; exposição do músico e artista plástico Betto Pereira; mostras da Escola de Música Lilah Lisboa e Maple Bear São Luís, além da Vila do Chorinho, uma praça temática de alimentação.
A programação contará com apresentações musicais variadas, incluindo a Banda Filarmônica do Estaleiro Escola grupo Cantinho do Choro, Forró do Mel, Sexteto Musicar (SESC), Kadu Ribeiro e banda, grupo musical da Maple Bear São Luís, entre outros.
Encontro de Músicos
Um bate-papo sobre produção, arranjo e carreira acontecerá no Anfiteatro Betto Bittencourt, às 16h, com o maestro, arranjador e acordeonista, Zé Américo Bastos, seguido de uma “Jam Session”.
Noite da Música
A noite será encerrada com uma grande festa, a partir das 18h, na Praça Nauro Machado. Quem comanda a abertura é o Aconselho_Djs, formado por Lucas Neiva, Caio Jordan e Eric Felix, seguido do Bloco Afro Gdam e do “Show da FMM19” com a Orquestra Guajajaras e os artistas César Nascimento, Betto Pereira, Fauzi Beydoun, Anastácia Lia, Andréa Frazão, Alexandra Nícolas, Zé Olhinho (Boi de Santa Fé) e Regiane Araújo.
O show de Fauzi Beydoun e banda encerrará o evento com grandes
clássicos da Tribo de Jah.
Para mais informações, é só entrar em contato pelo número (98) 98132-3086 ou pelo e-mail contato@festadamusicama.com.br.