(Foto: Reprodução / Internet)
O ciclo gravídico-puerperal deve ser considerado um período de intensa sobrecarga psíquica; as transformações que acontecem na vida da gestante e em seu entorno social têm um alto impacto na saúde mental; sem o devido acompanhamento, as consequências podem ser severas no período pós-parto, para mães e bebês.
No Brasil, considera-se que a depressão pós-parto tenha impacto sobre mais de 25% das mães.
Partindo da percepção que o acompanhamento psicológico durante todo período gravídico-puerperal ainda é bastante frágil e pouco debatido, foi que a psicóloga maranhense Laura Rosa criou o projeto PsiGestar, que trabalha o acompanhamento psicológico de gestantes e tentantes, com foco no tratamento e prevenção dos transtornos mentais que podem surgir no período, sendo os mais severos a depressão pós-parto e a psicose puerperal.
O pré-natal psicológico é o acompanhamento associado ao pré-natal biomédico, que vem apresentando excelentes resultados, mas, ainda é uma prática pouco conhecida no Maranhão. O pré-natal psicológico apresenta como resultados a diminuição dos índices de depressão (gestacional e pós-parto) e outros transtornos mentais relacionados ao processo gravídico-puerperal; identificando mudanças comportamentais, controle da ansiedade e diminuição do estresse das mães e das famílias durante o processo de gestação e pós-parto, um cuidado integral.
Segundo Laura, a mobilização para o I Encontro Maranhense de combate a depressão pós-parto, que ocorre no próximo dia 8 de março, se deu a partir da necessidade de despertar o interesse e chamar atenção da sociedade para quadros que têm se agravado nesse período tão complexo e tomado como uma das fases mais bonitas da vida de mulheres.
Leia também | Puerpério: seis relatos de experiências sobre a desromantização do pós-parto
É preciso desromantizar a gestação e trazer um olhar mais cuidadoso e atento sobre questões psíquicas que podem surgir durante o período.
No dia 1º de Março de 2020, comemoramos no Maranhão o 1º dia Estadual de Combate à Depressão Pós-Parto (Lei nº11172-19) e no dia 8 de Março de 2020 (Dia Internacional da Mulher), estaremos iniciando uma luta que é de todos nós, com o I Encontro Maranhense de combate a depressão pós-parto
Laura Rosa.
O evento contará com participação das psicólogas, Laura Rosa (idealizadora do evento), Josiele Dias, Islla França, Laís Pinheiro e Vilma Sear; e contará também com a Drª. Débora Rosana (Ginecologista e Obstetra) e do Drº. Michael Senna (Ginecologista e Obstetra). Todos estes profissionais estarão juntos para levar informações sobre o tema: “A importância do cuidado com a saúde mental da mulher gestante e tentante”.
O I encontro Maranhense de Combate a Depressão Pós-parto será realizado na Casa da Mulher Brasileira, no dia 8 de Março, a partir das 8h. O evento é gratuito, mas conta com um número limitado de vagas. As inscrições podem ser feitas através dos seguintes contatos: Laura Rosa (98) 98403-7976 e Islla França (98) 98266-5758.
Iniciativa Elas SobreOTatame
Conhece o Elas SobreOTatame?
É uma iniciativa do SobreOTatame que aborda temas do universo feminino ao longo do ano, em textos, podcasts, encontros presenciais e convidados especiais. Tudo isso sob o comando da mulherada do site.
No segundo bloco, ocorrido entre abril e junho, a temática foi sobre Maternidade:
- Nós e nossas mães: uma reflexão sobre a relação entre mãe e filhas;
- Violência obstétrica: a maternidade não deve começar assim!;
- Puerpério: seis relatos de experiências sobre a desromantização do pós-parto;
- 2º Encontro Elas SobreOTatame: Maternidades;
- Com apoio da SEMU, Encontro Elas SobreOTatame debate sobre “Maternidades” em nova edição;
- Às mães solo, com amor e empatia.