(Foto: Magna Protásio / Divulgação)
Um dos destaques da música maranhense em 2018, a banda Ornitorrincos do Sertão (agora sem o “Turu” no nome) planeja um material de inéditas a ser lançado em breve. Intitulado AFRPNK, o EP teve, nesta sexta-feira (16), o seu primeiro single lançado, intitulado Guerreiro.
A faixa já está disponível em todas as plataformas de streaming, como Spotify, Deezer, entre outros. Ouça abaixo:
“Salvem todas as forças que regem nosso caminho”, publicou a banda em suas redes sociais sobre o novo single. Na faixa, a banda saúda Oxóssi, o Senhor das Florestas.
A banda é formada pelos músicos Caetano do Nascimento, Fernando Marques, Joyce Veceli, Sarah Byancci e Fernando ‘Hell’ Moreira.
Ornitorrincos do Sertão Turu
A banda maranhense Ornitorrincos do Sertão Turu já soma seis anos de história e busca impactar e gerar em seus públicos uma experiência sonora complexa.
Como proposta de show, o quinteto abraça a latente expressão artística de seus integrantes, demonstrando desde sua alcunha a polivalência musical, tal qual o ornitorrinco na natureza, além de celebrar seu bairro de origem na cidade de São Luís do Maranhão.
Empregam, em seu repertório, uma abordagem contemporânea na música nordestina, com a força da canção e interpretação da MPB, a inventividade da música de vanguarda e do rock progressivo e a dinâmica e riqueza do jazz.
Atualmente, exprimem sua vivência sonora coletiva entre guitarras distorcidas, solos de sax, vocal impetuoso e cozinha neo-progressiva africana.
Ornitorrincos do Sertão Turu na 1ª edição do show do SobreOTatame Sessions
A banda Ornitorrincos do Sertão Turu foi uma das atrações de destaque da primeira edição ao vivo do SobreOTatame Sessions, que contou ainda com os artistas maranhenses VINAA, Israel Costa, Ari Sousa, Sfânio e Ventriloco. O show foi o resultado das gravações de seis episódios executados pelo site SobreOTatame.com no primeiro semestre de 2018, que tem o objetivo de incentivar, valorizar e divulgar artistas locais e seu potencial musical.
Com o apoio do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), por meio do projeto Pátio Aberto 2018, o show teve a interação entre os artistas durante as apresentações, a participação das ilustradoras que criaram materiais para as bandas, além de acessibilidade por meio da LIBRAS, resultando em uma noite de muita energia.
O show foi a primeira parte de duas (o outro será no próximo dia 6/12) e foca em expandir o cenário musical maranhense num diálogo entre público, artistas e veículo independente numa rede em um primeiro momento colaborativa, mas que pode ajudar a pavimentar um cenário profissional futuramente.
Assista, abaixo, a cobertura em vídeo do show: