Sete curiosidades sobre o Conectados SLZ, podcast que destaca a cena musical do Maranhão

Há vários anos, tornou-se um hábito acompanhar podcasts, em seus mais variados assuntos, como forma de compreender o posicionamento dos profissionais envolvidos e, claro, adquirir conhecimento sobre o assunto e a temática em questão.

Em São Luís, um podcast ganhou destaque – e se tornou referência dentro e fora do Maranhão: o Podcast Conectados SLZ.

Veja também: 7 motivos para você acessar o site Volts

Com conexões em plataformas fora do Estado e palestras nos maiores eventos da capital maranhense, o podcast segue um caminho de sucesso nos últimos anos, sempre com uma temática pulsante: destacar a cena musical maranhense.

Selecionamos algumas curiosidades sobre o podcast, para que vocês não somente conheçam o perfil dele, quanto tornem-se ouvintes e/ou participantes do trabalho feito por eles.

1 – Quatro Anos de Trajetória

O Podcast Conectados SLZ é desenvolvido desde abril de 2015. Ou seja, 2019 marca quatro anos de trajetória do projeto, que foi criado pela comunicóloga Larissa Pontes, que assina a produção do podcast.

Ao lado de Larissa, participam do Conectados SLZ: Allan Potter (colaborador); Marcos Martins, Thaís Andrade e Carolina Prazeres (Locução e Edição); e Helen Oliveira (apoio), todos alunos do curso de Comunicação Social – Radialismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

2 – Mais de 20 edições do podcasts produzidas

De 2015 pra cá, foram 21 podcasts produzidos, todos com o objetivo de informar sobre os lançamentos musicais dos artistas maranhenses.

Os podcasts são conteúdos de mídia (geralmente áudio) sob demanda que se pode ouvir e baixar pelo celular, tablet ou computador quando quiser. A atual temporada do Podcast Conectados SLZ está disponível no aplicativo do Google Podcast e no site (clique aqui).

3 – Ganhou documentário!!!

Em dezembro de 2018, o Podcast Conectados SLZ ganhou um documentário chamado Podcast Conectados SLZ: DOC, produzido e dirigido por Allan Potter.

A produção já está disponível no YouTube – assista abaixo:

4 – Atração do Festival BR 135

Em 2018, o Podcast Conectados SLZ esteve entre as atrações do Festival BR 135. Na ocasião, a equipe do podcast comandou a roda de conversa “O rádio e as novas tecnologias para o consumo da música“.

5 – Participação de artistas maranhenses

Vários artistas maranhenses já participaram do projeto. Entre eles, estão cantores como: Mario Fernando, Valdo Viana, Israel Costa, Gabi Carvalho e Jefferson Carvalho – este último diretamente de Imperatriz; além das bandas Ventriloco, Alkalines e Desdemona ETC.

https://open.spotify.com/playlist/56mYvIHwUEu4PHcFjNGl63

6 – Parceiros do Catraca Livre

Quando citamos que o podcast ganhou destaque fora do Maranhão, não foi à toa: em março deste ano, eles iniciaram a produção de uma série de matérias especiais, em parceria com o Vila Mundo/Catraca Livre.

Na parceria, são apresentadas, a cada semana, uma banda ou artista do Maranhão e uma de outra parte do Brasil.

7 – Finalistas em Premiação Nacional

O começo de 2019 foi precioso para o Podcast Conectados SLZ: também neste começo de ano, o projeto está como finalista no Prêmio Profissionais da Música Prêmio Profissionais da Música (Music Pro Award 2019), na modalidade Convergência/categoria de Projeto Cultural Musical. Sucesso, hein?

Bônus: além do Podcast Conectados SLZ, a mesma equipe criou o Podcast Conectados Pelo BR, desenvolvido desde dezembro de 2018. Até o momento, foram quatro podcasts produzidos, estrelados pelas bandas Congo Blue (SP), Dolores 602 (BH), Xaxado Novo (SP) e o cantor Barro (PE) – ouça clicando aqui.

Gustavo Sampaio é jornalista e radialista. Atua em São Luís como repórter, assessor de comunicação, produtor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, Rádio Educadora, O Imparcial, Volts, Governo do Maranhão. É editor-chefe do SobreOTatame.com, além de pesquisador musical e louco por animais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários