(Arte: Divulgação).
Entre os dias 13 e 17 de julho, o Governo Estadual do Maranhão promoverá reuniões com os gestores e dirigentes dos diversos segmentos da cultura para discussão e estruturação da Lei Aldir Blanc no estado. As datas e horários podem ser vistas aqui.
De acordo com os canais de divulgação do estado, a Secretaria da Cultura pede para que representantes de conselhos, fóruns, associações de categorias culturais entrem em contato através do Instagram (@cultura.maranhao) ou via WhatsApp (98) 98576-5783.
Para construir ações alinhadas à realidade do setor cultural do estado, representantes de cada área estão realizando mapeamentos, que tem o objetivo de entender como grupos e artistas que atuam no Estado trabalham e como foram impactados pela pandemia.
Leia também | Quinze trabalhos maranhenses foram selecionados no Sesc Cultura ConVIDA!
Luciana Simões, uma das representantes da área da música do coletivo Observatório Cultural, explica que o segmento ainda está realizando o mapeamento e destaca a importância de artistas e grupos participarem das atividades para que ações adequadas sejam realizadas.
Uma delas, é o preenchimento de formulário que visa identificar profissionais e espaços artístico-culturais do segmento, que pode ser preenchido aqui.
“A gente precisa mapear quais os perfis do ecossistema da música: quem nós somos, quais as nossas necessidades, para que as ações da lei emergenciais sejam direcionadas corretamente, de acordo com os nossos perfis”, ressalta.
O mapeamento tem o objetivo de apoiar as decisões junto ao poder público. Além do mapeamento, o grupo está realizando reuniões online, e ações nas redes sociais do coletivo Observatório Cultural. Para saber mais, acesse o Instagram e Facebook da iniciativa.
Leia também | Conexão Cultural: mais de 600 artistas beneficiados durante a pandemia
Veja também outros mapeamentos em andamento:
- Pessoas Racializadas do Audiovisual Maranhense: https://bit.ly/2On5LY4.
- Impacto do Covid-19 no Audiovisual Maranhense: https://bit.ly/2OnvvUw.
Com a aprovação da Lei Aldir Blanc (14.017, de 29 de junho de 2020), que visa fornecer apoio emergencial ao setor cultural do país no momento da pandemia, representantes têm se mobilizado para construir ações efetivas para o setor em diversos estados e municípios brasileiros.
Dentre as ações operadas pela lei, será destinado o valor de R$ 3 bilhões para os Estados, DF e Municípios investirem em ações emergenciais dirigidas ao setor cultural, na forma de auxílio, subsídios e fomento.
Outra ação será o fornecimento da renda emergencial de R$ 600 para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, por 3 meses consecutivos, podendo ser prorrogada – mais sobre a Lei Aldir Blanc aqui.