Sobre O Tatame Sessions ao vivo no CCVM: encontros musicais em noite de brilho

Na última quinta-feira (14), o Centro Histórico de São Luís brilhou novamente. Desta vez, a luz veio a partir de um projeto daqui da casa mesmo, do SobreOTatame: o Sobre O Tatame Sessions, espetáculo musical beneficiado pelo projeto Pátio Aberto 2018, do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), que realizou sua primeira edição com noite histórica em São Luís, Maranhão.

Reunindo seis artistas maranhenses – Ornitorrincos do Sertão Turu, Ari Sousa, Israel Costa, VINAA, Sfânio e Ventriloco – , além da participação de ilustradoras maranhenses e intérpretes de Libras, o Sobre O Tatame Sessions explorou a versatilidade musical das suas atrações, o potencial artístico das mulheres maranhenses envolvidas com arte e a inclusão social através da acessibilidade para pessoas deficientes auditivos/surdos.

O resultado não poderia ter sido melhor: sucesso de público, de crítica (os elogios que chegaram à nossa produção conta? hahaha) e, principalmente, de propósito – este item comentaremos mais abaixo.

Para quem perdeu o show e gostaria de saber um pouco do que vai rolar na segunda edição (prevista para dezembro, também no CCVM), listamos aqui os pontos altos da noite.

Sucesso de público

Entre 18h e 19h, foi perceptível que a primeira edição do Sobre O Tatame Sessions ao vivo não seria para poucos. E não foi. O público lotou o pátio do CCVM – segundo a coordenação do Centro, foi o recorde de público entre as apresentações da edição 2018 do projeto Pátio Aberto, até o momento.

Um dos objetivos do show é focado na ocupação dos espaços do Centro Histórico, intento alcançado com êxito, considerando as dezenas de pessoas que permaneceram ocupando os bares, ruas e festas da Praia Grande mesmo após o encerramento do SOT Sessions. ISSO É OCUPAÇÃO!

(Foto: SobreOTatame.com)
(Foto: SobreOTatame.com)

Acessibilidade

Assim como vem acontecendo nos eventos culturais realizados em São Luís (a exemplo do Festival BR-135 e do Lençóis Jazz & Blues Festival), o Sobre O Tatame Sessions se preocupou com a inclusão das pessoas deficientes auditivos/surdos no show. Para isso, participaram do evento dois intérpretes de Libras, Dill Costa e Matheus Lopes, que conduziram as traduções que foram bastante elogiadas pelo público presente.

(Foto: Eduardo Felipe / SobreOTatame.com)
(Foto: Eduardo Felipe / SobreOTatame.com)

Abertura

Todas as atrações brilharam no palco do CCVM, isso é indiscutível. E muito da energia observada durante toda a noite veio da forma como foi iniciada: com um show pulsante, vibrante e elétrico da Ornitorrincos do Sertão Turu.

A banda não só deixou claro a que veio, mas mostrou ao público um pouco do que eles podiam esperar da noite. Logo em seus minutos iniciais de show, o grupo chamou o cantor e compositor VINAA para o palco. E essa seria apenas a primeira de uma série de participações especiais…

(Foto: Eduardo Felipe / SobreOTatame.com)
(Foto: Eduardo Felipe / SobreOTatame.com)

Encontros Musicais

A dobradinha entre Ornitorrincos do Sertão Turu e VINAA foi apenas a primeira da noite. A noite ainda traria mais encontros musicais entre Ari Sousa e Israel Costa, que ainda se reuniriam com Ornitorrincos, VINAA, Sfânio e Ventriloco (este momento a gente comenta mais adiante) no palco.

Um dos melhores momentos foi a versão de Baleia, música de Israel Costa que foi cantada por ele, Ari Sousa e Joyce (vocalista da Ornitorrincos). A participação da cantora deu o toque feminino característico da faixa, que conta em sua versão original com vocais de Regiane Araújo. Em seguida, a noite teria outro momento memorável: a versão de Cigana, segunda música tocada pela Ornitorrincos, que reuniu Israel Costa e Ari Sousa nos palcos.

A segunda metade do show traria ainda outras parcerias, antes de algumas intervenções que roubariam a atenção de todos…

(Foto: Eduardo Felipe / SobreOTatame.com)
(Foto: Eduardo Felipe / SobreOTatame.com)

Homenagem às ilustradoras

Antes de iniciada a segunda etapa da apresentação, foram chamadas ao palco as ilustradoras que participaram do processo criativo de divulgação dos cartazes individuais (e, inclusive, o coletivo) das atrações do show. Juliana Ribeiro, Neila Albertina, Vi Alves, Eva Braun, Ana Áurea e Brenda Maciel foram homenageadas no palco e, em seus discursos, comentaram sobre o processo criativo de suas ilustrações e o incentivo à participação das mulheres na criação artística.

(Foto: Eduardo Felipe / SobreOTatame.com)
(Foto: Eduardo Felipe / SobreOTatame.com)

VINAA e o seu Bordel Acústico

A segunda intervenção da noite veio com o Bordel de Amianto. Ou melhor, com VINAA e o seu baile musical que surgiu no meio da plateia, acompanhado do seu fiel dançarino Dante Assunção. Dançando, cantando e encantando, VINAA fez com que muitos dançassem no CCVM, mostrando que, mesmo em formato diferente dos seus shows que vem agradando o Brasil, lhe sobra competência para conquistar o público.

(Foto: Eduardo Felipe / SobreOTatame.com)
(Foto: Eduardo Felipe / SobreOTatame.com)

“Covardia” e o Momento AMIGOS (sdds anos 90)

Um dos primeiros momentos pensados para o show foi o encerramento, que foi executado com maestria: “Covardia”, composição de Dney Justino interpretada por Sfânio, reuniu todos os cantores envolvidos com o show, fazendo o público cantar em coro até o último segundo. A emoção era evidente nos rostos da plateia, que cantava e berrava em cada verso desta que é uma das músicas de maior sucesso da cena musical maranhense recente.

https://www.instagram.com/p/BkBtSJLF7-1/?taken-by=sobreotatame

Saudade de relembrar o repertório dos artistas da noite, no nosso canal no YouTube você pode conferir cada uma das faixa tocadas no show:

E você, o que achou do Sobre O Tatame Sessions ao vivo no CCVM? Quais são as suas expectativas para a segunda edição? Se você foi, comente e diga a respeito! E se você não foi, uma dica: não perca a próxima edição, que será no dia 6 de dezembro de 2018!

Nos vemos lá?

Gustavo Sampaio é jornalista e radialista. Atua em São Luís como repórter, assessor de comunicação, produtor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, Rádio Educadora, O Imparcial, Volts, Governo do Maranhão. É editor-chefe do SobreOTatame.com, além de pesquisador musical e louco por animais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários