Dois materiais jornalísticos do portal SobreOTatame são finalistas na categoria jornalismo científico do Prêmio Fapema Terezinha Rêgo 2019, promovido pelo Governo do Estado do Maranhão e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O prêmio tem como objetivo popularizar a ciência por meio da divulgação do conhecimento científico.
O primeiro material do SobreOTatame a ser indicado foi a cobertura especial realizada sobre o #15M – Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação.
A cobertura é composta pelos textos “Não é gasto, é investimento: Floripa vai às ruas contra cortes na Educação”, escrito pela jornalista Ingrid Assis; e “Educar tem preço?! O grito de São Luís pela educação”, escrito por Gustavo Sampaio e Larissa Abreu. O material trouxe, ainda, o vídeo intitulado “#15M Por que lutar por educação é tão importante para um país?”, com imagens de Henrique Coutinho, Ingrid Assis, Julia Antunes, Juliana Gobbi, Luiza Fernandes e Thaisa Viegas; revisão de Gustavo Sampaio, Ingrid Assis e Ingrid Barros; e edição e finalização de Jonas Sakamoto.
Por fim, a cobertura contou com vários materiais produzidos, especialmente, para as plataformas de redes sociais do portal.
Leia também | O debate sobre ciência e tecnologia dentro do SobreOTatame
A segunda produção do SobreOTatame a ser indicada foi a “Transformando sonhos em realidade no LAB de Impacto Social & Mentoria”, escrita pelo jornalista Gustavo Sampaio, que trabalha temas como inovação, empreendedorismo e impacto social.
Também concorre à categoria jornalismo científico do Prêmio Fapema Terezinha Rêgo, deste ano, a matéria “Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão digitaliza obras raras do poeta, escritor e jornalista Bandeira Tribuzi”, escrita por Cláuberson Correa Carvalho.
Leia também | O Mundo que o Youtube criou – A Série
O resultado completo com todas as categorias pode ser visto aqui. Todos os finalistas serão convidados para a Cerimônia de Premiação, a ser realizada no dia 5 de dezembro, no Teatro Arthur Azevedo (TAA).
A equipe do SobreOTatame marcará presença no evento, com os dedos cruzados para sair de lá com este prêmio.
Vamos torcer!