Um dia lindo pra guardar na memória do SoT! (Foto: Rick Ramos)
O SobreOTatame saiu vencedor do Prêmio Fapema Terezinha Rêgo 2019, na categoria jornalismo científico, em cerimônia realizada no dia 5 de dezembro, no Teatro Arthur Azevedo (TAA). A premiação, que tem como objetivo popularizar a ciência por meio da divulgação do conhecimento científico, é promovida pelo Governo do Estado do Maranhão e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
“Esse prêmio é um reconhecimento da qualidade do nosso trabalho. Mostra que é preciso que acreditemos em nós mesmos e no potencial imenso que temos no Maranhão e no Brasil, seja pensando cultura, cidadania, política ou ciência“, ressaltou Gustavo Sampaio, editor do portal.
O material premiado, produzido pelo SobreOTatame, foi a cobertura especial realizada sobre o #15M – Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação. A cobertura foi composta pelos textos “Não é gasto, é investimento: Floripa vai às ruas contra cortes na Educação”, escrito pela jornalista Ingrid Assis; e “Educar tem preço?! O grito de São Luís pela educação”, escrito por Gustavo Sampaio e Larissa Abreu. O material trouxe, ainda, o vídeo intitulado “#15M Por que lutar por educação é tão importante para um país?”, com imagens de Henrique Coutinho, Ingrid Assis, Julia Antunes, Juliana Gobbi, Luiza Fernandes e Thaisa Viegas; revisão de Gustavo Sampaio, Ingrid Assis e Ingrid Barros; e imagens aéreas, edição e finalização de Jonas Sakamoto. (praticamente e equipe toda do portal!)
Além disso, a cobertura ainda contou com vários materiais produzidos, especialmente, para as plataformas de redes sociais do portal. “Sabíamos da importância desta data e do que estava sendo reivindicado. Vimos que se tratava de uma pauta importante, pois lutar pela educação e ciência, no atual contexto se faz urgente. Todo dia, perdemos direitos e incentivos. Precisamos de um jornalismo atuante que fiscalize os que estão no poder, decidindo o futuro do país“, destacou Ingrid Assis, jornalista que coordenou a cobertura.
O SobreOTatame, também, estava concorrendo ao prêmio com outro material, que chegou a ser indicado entre os finalistas. Trata-se da matéria “Transformando sonhos em realidade no LAB de Impacto Social & Mentoria”, escrita pelo jornalista Gustavo Sampaio, que trabalha temas como inovação, empreendedorismo e impacto social.
“É muito significativo receber um prêmio que leva o nome de uma mulher que contribuiu tanto para a saúde e ciência do nosso Estado. Somos um site independente e temos orgulho do jornalismo alternativo que produzimos. Não é fácil, mas o apoio de todo mundo que curte, compartilha, comenta e clica no nosso endereço, ajuda a tornar essa caminhada, rumo a um jornalismo de qualidade, mais leve e prazerosa“, avaliou Jonas Sakamoto, fundador e editor do SobreOTatame.
Também estava entre os finalistas a matéria “Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão digitaliza obras raras do poeta, escritor e jornalista Bandeira Tribuzi”, escrita por Cláuberson Correa Carvalho.
A equipe do SobreOTatame agradece a todo mundo que ficou na torcida. Continuem por aqui, acompanhando as nossas produções, que, agora, são premiadas pela qualidade.