Terra Forte: as cores de Codó em homenagem de Romildo Rocha

Tuas matas são ricas palmeiras.

Hino oficial da cidade de Codó.

A frase, que é uma parte do hino codoense, estampa o novo painel artístico da Praça da Juventude em Codó. Assinado pelo artista maranhense Romildo Rocha, o painel homenageia as belezas e a cultura da Região dos Cocais.

Leia também | ‘Cores da Vila’ celebra Dia das Crianças na Vila Embratel com arte urbana e solidariedade

O mural retrata uma quebradeira de coco, principal atividade socioeconômica exercida pelas mulheres de Codó. Os demais elementos remetem à identidade da região, à cultura dos quilombos e à história da cidade.

A estética do painel é inspirada na xilogravura, uma técnica de ilustração característica do Nordeste brasileiro.

https://twitter.com/rocharomildo/status/1179543855013736450

“O painel traz uma grande representatividade da identidade cultural, social e artística da região. Trazer elementos da cultura local só potencializa a revitalização dos espaços públicos de convivência comunitária, ao valorizar a cultura, o esporte e o lazer”, afirmou a secretaria de Estado da Juventude Tatiana Pereira.

A Praça da Juventude em Codó será entregue no próximo dia 15 de outubro, com várias atividades esportivas e de lazer para a juventude codoense.

Cores da Vila

Falando em Romildo Rocha…

O ilustrador é um dos organizadores do Cores da Vila, evento que unirá o trabalho de cerca de 30 artistas visuais maranhenses à ação transformadora da comunidade da área Itaqui Bacanga, de São Luís – MA.

A segunda edição acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2019, em três pontos do bairro: Praça Primeiro de Maio, Rua da Cruz e Rua Dois de Maio.

Leia também | Infância, fantasias e um novo mundo: o grafite de Edi Bruzaca em “O Mundo do Pescador de Sonhos”

“A ideia é usar o graffiti e as artes pra levar pra comunidades carentes de São Luís um sentimento de pertencimento e valorização”, explica Amanda Travassos, idealizadora do projeto ao lado de Laylson Melo, morador da região, e Romildo Rocha, artista visual e também residente da Vila Embratel.

Este evento é a principal atividade do projeto beneficente Cores da Vila, que nasceu em 16 de dezembro de 2018. Relembre como foi no ano passado, em cobertura especial do SobreOTatame.com:

Campanha de Financiamento Coletivo – Vaquinha

Em 2019, além da pintura dos painéis, o Cores da Vila quer ampliar suas ações, oferecendo uma grade mais larga de atividades. Apesar do crescimento do projeto, os organizadores prezam pelo aspecto da solidariedade para sua realização.

“Queremos manter o caráter colaborativo da organização do evento para estimular a troca de experiências e a iniciativa de colocar a mão na massa entre os membros da comunidade e os voluntários”, comenta Romildo Rocha.

Leia também | Ilustrador faz releitura de cartas de Tarô com temática nordestina

Para isso, o projeto iniciou uma campanha de financiamento coletivo, que irá receber contribuições até o dia 12 de outubro. O valor arrecadado será utilizado para a compra de tintas e spray’s para as intervenções artísticas, cestas básicas, brinquedos e material de apoio para a realização das ações.

“Esperamos com isso alcançar um maior número de pessoas nesse ano”, acrescentou Amanda Travassos. Para ajudar na vaquinha, clique aqui e participe.

SERVIÇO

O quê? Cores da Vila 2019;

Quando? 11, 12 e 13 de outubro de 2019 (sexta à domingo);

Onde? Rua 2 de Maio, Rua Primeiro de Maio, Rua da Cruz, bairro da Vila Embratel.

Evento gratuito! Participe!

*Com informações de Raíza Carvalho/Comunicação do Cores da Vila e da Agência de Notícias do Governo do Estado.

Gustavo Sampaio é jornalista e radialista. Atua em São Luís como repórter, assessor de comunicação, produtor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, Rádio Educadora, O Imparcial, Volts, Governo do Maranhão. É editor-chefe do SobreOTatame.com, além de pesquisador musical e louco por animais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários