(Foto: Jonas Sakamoto / Equipe SobreOTatame.com)
Em seis anos, contamos muitas histórias. De diversas formas. Por diversas vozes. E alcançamos tantas pessoas, que se identificaram com o quê e como contamos.
Leia também | Seis anos contando histórias sobre esse palco de luta que é a vida
E essas pautas, histórias, narrativas surgiram por meio de você, caro leitor/internauta do SobreOTatame, que tem nos acompanhado durante essa trajetória e sugerido nos comentários de cada matéria e nas nossas redes sociais.
Se enganou se não estamos ligados nos assuntos que vocês sugerem que nós abordemos e coloquemos em destaque no site – e foram essas dicas que nos fizeram nos aprofundar por diversos assuntos.
Leia também | Cinco eventos incríveis que o SoT celebrou nos últimos anos
De TCC à fotografia, de personagens maranhenses à artistas de todo o Brasil, nossas matérias do SobreOTatame são um universo a parte – e as dez matérias mais lidas de toda a nossa história você conhece abaixo:
10 -) Ilha do Medo, Morros e Alcântara
A verdade é uma: voamos muito – e graças, também, a nossa coluna VOAR. Por meio dela – e vocês perceberão ao longo desse post -, fomos a diversos lugares do Maranhão e do Brasil, sempre com muitas histórias.
Em nosso 10º lugar, um post que nos colocou na Ilha do Medo, em Morros e em Alcântara, simultaneamente. Que vontade de voar de novo, né minha filha?
Leia aqui: Ilha do Medo, Morros e Alcântara: três lugares para você conhecer
9 -) Bate-volta em Santo Amaro (MA)
Como chegar em um dos lugares mais visitados do Maranhão é o ponto central desta matéria escrita pelo editor-chefe do SobreOTatame, Jonas Sakamoto, novamente para a VOAR.
Publicada há quase dois anos, o post destaca todo o planejamento para curtir esta cidade que é “banhada” pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: Santo Amaro.
Leia aqui: Bate-volta em Santo Amaro, Maranhão; tudo que você precisa saber
8 -) A família regueira
Em 2019, tivemos VÁRIOS VIRAIS. E um deles surgiu de outro viral: do registro de @deju_brewhouse do show da banda Maravista e Cena Roots, durante a Feirinha da Benedito Leite, no momento emocionante em que uma família curtia a vibe da música.
Fomos atrás da família e o resultado foi uma conversa extremamente incrível. Na entrevista, o trio que viralizou destaca que a sintonia retratada no vídeo não é algo apenas que foi capitada ali, mas sim algo que é real e existe entre eles da maneira mais pura e viva: o amor.
Leia aqui: Conheça a família regueira que cativou a internet com sua sintonia
7 -) Uma pessoa ansiosa em 6 minutos
Além de cultura e cidadania, outro pilar do SobreOTatame é Cidadania. E foi nesta categoria que debatemos, analisamos e comentamos diversos assuntos ao longo de seis anos, como saúde mental, autoconhecimento, maternidade, depressão, entre tantos outros.
E um deles foi este material sobre ansiedade e a realidade de uma pessoa ansiosa, publicado em 2016 – matéria esta que serviu de base e pauta para tantos outros posts e especiais que vieram depois.
Leia aqui: A realidade de uma pessoa ansiosa em seis minutos
6 -) O São João do Maranhão é apaixonante
Ah, que saudade do São João, né? E foi nessa matéria, a 6ª mais lida da história do site, que destacamos os motivos, em fotos, que justificam termos a festa junina mais bonita do mundo.
O post foi bastante lido em 2016, ano de sua publicação, mas segue sendo revisitado todo ano, principalmente entre abril e junho – uma forma de manter o amor pelo São João bem forte em nossas lembranças.
Leia aqui: Série de fotos mostra porque o São João do Maranhão é apaixonante
5 -) Eduardo Marinho
O ano de 2016 foi uma fase que marcava a transição do site entre os formatos de textos que publicamos nos dois primeiros anos ao tom mais jornalístico dos anos seguintes.
Um texto que marca essa transição foi no post que destacamos “Observar e Absorver“, o documentário que retrata a vida e a obra de Eduardo Marinho: um homem que seguiu o caminho contrário dos padrões da sociedade.
Leia aqui: Observar e Absorver: um documentário/aprendizado sobre Eduardo Marinho
4 -) São Pedro e a Casa das Minas
Entre 2018 e 2019, não só crescemos como site, avançando na produção de eventos próprios e cobrindo festivais por todo o Brasil, como tornamos nossa equipe ainda mais diversa, com novos redatores e colaboradores.
E entre esses colaboradores se destaca a historiadora, mestre e doutora em Ciências Sociais, Joelma Santos, que provocou, através do seu texto, um debate, tanto nas redes sociais do site quanto nos comentários do post, sobre cultura e respeito.
Leia aqui: São Pedro não é Lollapalooza! A Casa das Minas não é show!
3 -) A magia e a beleza da religião de matriz africana
Guardem esse nome: Paloma Reis. Uma das redatoras que integrou o time de colaboradores do site em sua segunda fase, Paloma buscou atender as diversas expectativas dos leitores do site, com pautas diversas – e uma delas foi justamente essa sobre uma série de fotos que mostra a magia e a beleza da religião de matriz africana.
As imagens da matéria são de autoria de Helemozão – que seria entrevistada pela própria Paloma em outra de nossas matérias mais lidas.
Leia aqui: Série de fotos mostra a magia e a beleza da religião de matriz africana
2 -) Tarô e Nordeste
As histórias que contamos em primeira mão ao longo dos seis anos do SobreOTatame não foram poucas. E uma delas se destacou bastante: a das ilustrações de Pedro Índio Negro.
O jovem ilustrador, designer e músico paraibano fez uma releitura das 22 tradicionais cartas de tarô (ou tarot) com a temática nordestina. Suas ilustrações seguem, até hoje, sendo bastante lida e comentada – e encomendada!
Leia aqui: Ilustrador faz releitura de cartas de Tarô com temática nordestina
1 -) Bora sambar na banca de TCC?
Lembram da Paloma Reis, que comentamos na terceira posição? Pois é, ela assina não só aquela matéria, como a da segunda posição e também desta. Sim, Paloma é FODA!
E foi da experiência em produzir e tirar dúvidas sobre mestrado, TCC, artigos e produções científicas que Paloma Reis viu sensibilidade o suficiente para instruir os leitores que passam por dificuldade em suas produções acadêmicas.
Leia aqui: 10 dicas de como sambar na cara da sua banca de TCC
Menções honrosas:
- “História de um casamento”: e depois do fim? [com spoilers!]
- O que Florentino Ariza nos ensina em “O Amor nos Tempos do Cólera”?
- Dia Mundial do Rock: 14 bandas maranhenses que você precisa conhecer
- 12 lugares para visitar no Centro Histórico de São Luís durante as férias
- Pessoas que Inspiram #1: Dona Irene e 13 anos de Guaraná da Amazônia