(Foto: Divulgação / Emaranhartes)
Com o objetivo de fomentar a valorização das produções maranhenses, economia criativa e estimular o mercado local, a 5ª edição do Emaranhartes trará uma vasta programação: oficina de turbantes, oficina de dança, discotecagem e os shows da Taśsia Campos & Leo Spirro e da banda Filtro de Barro. O evento ocorrerá neste fim de semana, nos dias 5 e 6 de janeiro, na Rua Portugal, no Centro Histórico de São Luís.
Artesanato, ilustração, moda, gastronomia e música são alguns dos elementos que compõem o evento que surgiu quando quatro jovens empreendedores que, mediante a experiência em outros eventos dentro e fora do Estado e a paixão pelo Maranhão, decidiram fomentar a valorização das produções maranhenses.
Projeto Cores da Vila leva alegria e arte para a comunidade
Plataforma Rumbora Se Amostrar! é lançada em São Luís
O Emaranhartes nasceu com o propósito de apresentar a riqueza cultural e o pluralismo do que é realizado dentro da cidade de São Luís, trazendo à tona e fortalecendo a ideia de que ainda há muito a se conhecer e explorar na cidade.
Queimação de Palhinhas
No domingo (6), ocorrerá a cerimônia de Queimação de Palhinhas, um ritual religioso centenário realizado no dia que é comemorado o Dia de Reis. Nesse dia, comunidades mais apegadas às tradições desmontam o presépio após cerimônia realizada por meio de ladainhas, rezas e orações.
O ritual tradicional no Maranhão e em algumas cidades de Portugal, é marcado pelo desmonte do presépio que reproduz a cena do nascimento de Jesus e a visita dos reis magos ao recém-nascido, na manjedoura.
Ao som da ladainha, que alterna latim e língua portuguesa, os fiéis retiram aos poucos as palhinhas da murta, que são utilizadas para decorar o presépio, e colocam para queimar em um fogareiro.
Você pode conferir a programação completa do Emaranhartes na página no Facebook do evento ou no Instagram @emaranhartes.
Serviço:
O quê: “5ª edição do Emaranhartes”;
Local: Buriteco Café, Rua Portugal, 188 – Praia Grande;
Data: 5 e 6 de Janeiro;
Horário: (5/1) 15h às 21h / (6/1) 10h às 18h;
Valor: entrada gratuita.