Três curiosidades sobre “Batidão”, o novo clipe de Enme

(Foto: Ítalo Campos, Isabella Assis / Divulgação).

Ontem (20), às 19h, o mundo ganhou um novo trabalho da rapper Enme: o clipe de Batidão, numa espécie de aquecimento pro Carnaval. Dirigido por Jessica Lauane, a mesma responsável pelo trabalho de Killa, produzido pela Clockwork Filmes, montagem, edição e coloração assinada por mim [Jonas Sakamoto], o material é cheio de referências, histórias legais dos bastidores e traz uma equipe de talentos.

Leia também | Aposta 2020: Enme lança “Batidão”, single com mesmo produtor de Pabllo Vittar

Mas, antes de listar algumas curiosidades, olhem a beleza que ficou o clipe:

Foi tudo gravado em apenas um dia

Isso mesmo, abro a lista enfatizando que sim: TUDO FOI GRAVADO EM APENAS UMA DIÁRIA.

Méritos aqui totais à Clockwork Filmes, que conduziu, planejou e executou tudo de forma otimizada e o mais organizada possível. É claro que não saiu tudo 100% como foi planejado, mas chegar ao fim da diária com praticamente tudo executado, é de tirar o chapéu.

Leia também | Enme e sua homenagem ao reggae do Maranhão no clipe de “Killa”

Todo esse rolê me prova, mais uma vez, que São Luís e o Maranhão não deixam a desejar para canto nenhum – principalmente no quesito profissionalismo, competência e atitude (muito bairrismo aqui mesmo! #pas).

E isso me leva ao próximo item da lista…

Equipe formada por profissionais de cinema, da moda e das artes visuais

Meu contato inicial foi com a Enme lá na época em que eu trabalhava pro programa Daqui e fui o responsável pela matéria com ela. Ela foi a pessoa que fez a ponte com a diretora Jessica Lauane e, com isso, pude conhecer como foi o processo de pré, produção e pós.

Leia também | Em “Pandú”, Enme acerta com seu rap dançante, impactante e autêntico

Cheguei a ir no finalzinho da gravação, mas o que vi e pensei imediatamente foi: “Cara, que produção viu!“. Tudo isso conduzido pela Clockwork Filmes.

Uma pequena parte da equipe GIGANTE (Foto: Ítalo Campos, Isabella Assis / Divulgação).

Ao final do clipe, quando coloquei a ficha técnica e fui vendo nome por nome, vi que ali estão pessoas que estão dando a cara a tapa nas produções cinematográficas maranhenses. É gente que se garante na produção, arte, coreografia, direção, fotografia, tudo!

Então, amigos, por favor, valorize e crie pontes com essa e outras galeras que estão aí suando pra levar o nosso nome e nos colocar na cena cinematográfica nacional. É pra bater no peito e se orgulhar!

Segundo a própria Enme, ela me falou o seguinte: “Eu acho que a melhor parte dessa equipe é o amor. Eu poderia trabalhar com a pessoa mais premiada e renomada do mundo, mas se ela não tivesse o mesmo amor que essa equipe tem de nada valeria. É por isso que o resultado sempre sai satisfatório. Eu confiei de olhos fechados e deixei tudo na mão deles porque eu sabia que receberia uma obra de arte impecável. Só trabalho com gigantes!

Referências a Beyoncé, Rihanna e Tove Lo

Nesse último tópico é um passeio sobre referências. Afinal, o que seria o mundo sem referências, certo?

Desde as conversas iniciais com a Jessica, dividimos sentimentos sobre a fotografia no viés cyberpunk e futurista, sobre como as cores e neon passam um sentimento solitário e vibrante ao mesmo tempo.

Ela me apresentou algumas referências e como elas ajudariam a contar a história do clipe e, ao mesmo tempo, iriam prestar homenagens, seja visualmente, estética, coreografia ou história por trás de artistas que a Enme considera representativas e emponderadoras.

Acima Beyoncé com o clipe de “Blow” e abaixo Enme com o clipe de “Batidão” (Montagem: Jonas Sakamoto / Equipe SobreOTatame.com)

Poderia destrinchar cada uma das referências, mas vou deixar pra vocês saciarem essa curiosidade vendo o clipe pausadamente, porque tem de tudo um pouco: cultura local, pop internacional, referências a cultura pop e por aí vai.

Batidão é sobre energia, sobre emponderamento, homenagens e raízes, mas, também, sobre autoestima. Autoestima de toda uma galera que batalha pra criar um trabalho de “responsa”, que nos enche de orgulho e dar vontade de bater no peito e dizer pro mundo que Batidão é Made In Maranhão!

administrator
Jonas Sakamoto é jornalista e diretor de fotografia. Atua em São Luís como produtor audiovisual, diretor e editor. Já produziu conteúdo para Imirante.com, portal PapodeHomem e, atualmente, trabalha como repórter na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). É fundador e editor-chefe do SobreOTatame.com e viciado em ciclismo.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários