Quem disse que o primeiro mês do ano não é movimentado em lançamentos? O ano mal começou e os artistas maranhenses já se preparam para um ano bastante agitado.
Somente nos primeiros dias do ano, já foram singles, videoclipes e EPs lançados, dos mais diversos estilos: do pop a MPB, do rock ao raggamuffin, entre tantos outros.
Abaixo, listamos 13 lançamentos maranhenses que marcaram o mês de janeiro:
Enme feat. Butantan – Sarrar
Dois dos nomes mais em alta na música maranhense lançaram um single juntos. Sarrar, música de Enme feita em parceria com a drag queen Butantan, chegou chegando – com single e webclipe lançados juntos.
A faixa é mistura funk, batidas afros e ritmos brasileiros, com produção caprichada do DJ Brunoso e gravação no Raja Home Studio.
Soulvenir – Gravity
Depois de dois discos (GalaxySpecies e Uterearth), shows em todo o Brasil e em Portugal (no NOS Alive Festival) e vencer o EDP Live Bands, a banda maranhense de rock Soulvenir prepara voos ainda maiores em 2018. Além da já anunciada turnê internacional, o quinteto lançará o seu primeiro DVD ao vivo, intitulado Soulvenir Live in São Luís.
E o primeiro single do vindouro DVD foi Gravity, uma das faixas mais elogiadas de Uterearth, lançado em 2017. A faixa ganhou clipe, que assim como o DVD, foi gravado no heliporto do Marcus Barbosa Intelligent Office, em São Luís.
A Soulvenir já colou conosco no quadro Sobre O Tatame Sessions em uma versão única da música Reach Out The Sun e você pode conferir clicando aqui!
Sfanio – Covardia
Araçagi, o álbum de estreia do cantor e compositor maranhense Sfanio Mesquita, é o nosso Chinese Democracy – o aguardado disco do Guns N’ Roses, que demorou mais de 10 anos para ser lançado. Enquanto ele não sai, os fãs já podem curtir, desde este mês, o primeiro single do disco: a faixa Covardia.
Lançada só agora de forma oficial, a faixa foi composta pelo músico maranhense Dney Justino, com produção assinada por Memel Nogueira e Thierry Castelo Branco, no Andar de Cima Studio.
Criolina – A Menina do Salão
Radiola em Transe, o disco mais recente do duo Criolina, encantou o Maranhão e todo o Brasil. Como prova de que o álbum ainda rende muito pano pra manga, a dupla escolheu a faixa A Menina do Salão para ser o novo single, com direito a videoclipe.
O clipe, que conta com direção e fotografia assinadas por Arthur Rosa França (o mesmo por trás da direção do clipe de Freguês da Meia-Noite, sucesso do Criolo), mistura os ritmos musicais maranhenses com homenagens à capital maranhense, à cultura local e ao reggae (elemento marcante na faixa).
VINAA – Dias de Aurora
Em 2017, só deu VINAA. E, pelo visto, em 2018, o cantor e compositor maranhense também deve marcar presença. A boa nova é Dias de Aurora, música inédita que ficou disponível aos fãs para download por 24 horas.
O lançamento marca a nova fase do cantor, que prepara uma série de novidades para este ano, que devem sair muito em breve – ouça aqui.
PS: VINAA gravou tem uma participação conosco no Sobre O Tatame Sessions que você pode conferir clicando aqui!
Gabi Carvalho – Órbita
No fim de 2017, a cantora e compositora maranhense Gabi Carvalho lançou seu novo single, Órbita. Em janeiro de 2018, a faixa foi bastante compartilhada nas redes sociais.
Considerada pela própria cantora como “uma canção que tenta encorajar amores, sem nenhum tipo de censura”, Órbita conta com produção de Memel Nogueira e referências musicais que vão de Silva a Céu, Vanessa da Mata, entre outros artistas.
Cimitarra – Cimitarra
E tem heavy metal em destaque nesta lista também. A bola da vez é a banda Cimitarra, que lançou seu EP de estreia no fim de dezembro de 2017 – e aqueceu a cena local para os lançamentos de discos deste ano.
O EP, que leva o nome da banda, foi lançado oficialmente em plataformas digitais como Deezer e Spotify, e conta com cinco faixas: Hiena da Fé, Sentença de Morte, Serpente Imortal, Sangue Derramado e a faixa homônima.
Bruno Batista – Caixa Preta
Antes de 2017 acabar, o “falecido” ano contou ainda com o lançamento do videoclipe de Caixa Preta, mais recente single do cantor e compositor Bruno Batista (pernambucano criado em São Luís e radicado em São Paulo).
A faixa está presente em Bagaça, disco mais recente do cantor, lançado em 2016. O clipe conta com direção de Arturo Saboia (Acalanto) e é estrelado por Raffaele Petrini e Ana Carolina De Dea.
Ventriloco – Quando Fala O Coração
Janeiro de 2018 marcou também uma nova fase para a banda maranhense de rock alternativo Ventriloco, que iniciou as atividades no ano passado. Agora, o quinteto lança o seu primeiro single, intitulado Quando Fala O Coração.
A música integra o álbum de estreia da banda, chamado Alcance, que sairá ainda este ano. A faixa conta com letra de Enom Silva, percussão de Luiz Claudio e produção assinada por Sandoval Filho, da Blackroom Records.
Raiz Tribal – Ei, Johnny! feat. Jahgun
Assim como o clipe de A Menina do Salão, outro lançamento em vídeo que presta homenagens aos belos cenários de São Luís e do Maranhão é o videoclipe de Ei, Johnny!, novo single da banda maranhense Raiz Tribal.
Com a participação de Jahgun, o clipe conta com direção, produção e fotografia assinadas pela Mago Filmes.
Wan Lo – Safada
Conhece a drag queen maranhense Wan Lo? Com charme pop e sonoridade influenciada por grandes divas internacionais, a drag lançou o videoclipe para a faixa Safada (Explícito).
Gravado em São Paulo, o clipe conta com direção e roteiro do também maranhense Saulo Cavaignac, diretor artístico renomado no Maranhão.
Gugs – Cercado e Protegido
Em 2018, o disco de estreia do rapper maranhense Gugs será lançado. Enquanto não chega, o artista aproveitou o terreno para lançar o videoclipe de Cercado e Protegido, primeiro single do vindouro álbum.
A faixa foi gravada no RajaHomeStudio, com produção musical do próprio Gugs e mixagem e masterização de Ramiro Mart. Já o clipe foi produzido (e editado) por Gabriel Camacho e pela Ampulheta Films, com direção de Kayuá e filmagem por Raffael Paiva.
Memel Nogueira e Danilo Palavra – Magma
O mês de janeiro não podia encerrar de melhor forma: no dia 31, foi lançado um vídeo inédito de Magma, cantada pelo produtor e cantor alagoano (naturalizado maranhense) Memel Nogueira e pelo cantor e compositor maranhense Danilo Palavra.
Lançado como parte do projeto Andar de Cima Sessions, o clipe foi gravado no Andar de Cima Homestudio, com imagens de Giovanni Chaves.
Gostou dos lançamentos musicais maranhenses? Em fevereiro, tem mais! 😉