Veluria, uma banda de rock alternativo maranhense, começou a ganhar destaque em meados de 2016. Matheus, Teodoro, Gabriel e Ferreira são quatro amigos apaixonados por música e com o desejo de realizar algo diferente, decidindo então criar um som novo para ecoar nos cantos da cidade. Com músicas marcantes, como Leave Me Alone, Veluria vem ganhando espaço através de seus solos psicodélicos e, também, por meio da singularidade de suas músicas. Alguns ouvintes falam de uma pegada Pink Floydiana; há quem diga que tem um quê de Muse na composição das canções. E no fim, é esse o diferencial da banda: do Tame Impala ao Arctic Monkeys, os caras tentam pegar o melhor das suas referências.
O guitarrista da banda, Gabriel Mendes, de 20 anos, afirma que a Veluria possui uma grande admiração pelo trabalho da Soulvenir. A inspiração pelos maranhenses serve como motor para a continuação desse trabalho.
Segundo ele, os conterrâneos possuem uma forma única para a elaboração a sonoridade, sempre buscando elementos distintos mas que se complementam quando são tocados juntos. Gabriel ratifica o desprendimento da banda em relação às referências quando diz que cada um dos quatro integrantes tem uma pegada musical distinta.
“Por exemplo, o Téo (baterista) curte muito metal, tipo Metallica e o Sepultura. Já o Ferreira (tecladista) é fã do Tim Maia. Eu tenho ouvido bastante Radiohead, a junção dos elementos percussivos é demais, tem show que os caras tocam com duas baterias. No caso do Muse, tem a pulsação da música e a forma como buscam deixá-la rica como os efeitos de sintetizadores, isso me deixa alucinado. No fim, nós tentamos retirar a essência do que cada um gosta pra formar nosso som, sabe? E é isso que forma a Veluria! É uma grande reunião sonora!”, afirma o guitarrista durante um papo descontraído com o Sobre O Tatame.
Para 2017, a banda vem trazendo inúmeras novidades. Após disponibilizar três músicas do seu EP via streaming, o disco de estreia se encontra em produção, assinada pelo músico Sandoval Filho (integrante da Soulvenir, inclusive), do BlackRoom Studio.
Se tu tá com vontade de conhecer um som diferente e que possa te levar à uma viagem transcendental, acompanhe pelas redes sociais a Veluria no Twitter, Facebook e Instagram. A banda é massa e esse é mais um projeto 100% maranhense.
Eu tô é tu se não sacar esse som!