Temos uma mania chata de reclamar de tudo: a falta de tempo, o programa que gostaríamos de fazer, aquela viagem que nunca sai, o amor que se foi ou o que ainda não chegou. A amizade que nunca mais viu pela falta de coragem de fazer acontecer o encontro, o filme que perdeu porque saiu de cartaz, o trabalho que está uma merda, o sonho que parece impossível de realizar, a vida que gostaria de levar. Mas, se você descobrisse que não tem muito tempo para viver as coisas que gostaria, você faria o quê?
O vídeo a seguir traz um recado que nos remete muito a lista de coisas do parágrafo anterior. É sobre alguns seres que nós, humanos, julgamos irracionais, mas são tão ou mais inteligente que nós. E o vídeo a seguir toca justamente na tecla a respeito da nossa (in)capacidade de buscar uma vida mais plena e significativa. Para entender, dê o play, é só um minuto e meio de vídeo:
Talvez você não saiba, mas o tempo de vida dos cachorros é, em média, de 14 anos. Apenas catorze anos.
Isso explica suas travessuras, seu temperamento, sua energia, esperteza e natureza de aproveitar a vida enquanto ela está disposta a compartilhar momentos.
Não que sejamos somente dramáticos ou irresponsáveis e fazendo o que bem entender, mas, talvez, a melhor maneira de viver seja buscando ter plena consciência da vida que se leva e momentos que serão guardados na memória. Até porque existe tanta coisa louca no mundo, que não custa nada levar mais empatia, amor e atitudes do bem para deixar as coisas um pouco melhores do que quando chegamos aqui. E isso é bem simples.
Mas e aí, o que você faria se tivesse apenas 14 anos de vida?