O músico maranhense Erasmo Dibell (Foto: Paula Cinquetti).
Em abril deste ano, o cantor e compositor maranhense Erasmo Dibell lançou Intriga, que fará parte do seu novo álbum de estúdio, Sarará, que sai este ano em dois volumes pela Saravá Discos.
Produzida e arranjada por Erasmo Dibell e Zeca Baleiro, Intriga tem a participação da moçambicana Lenna Bahule nos vocais.
Mas a participação da cantora internacional não é a única surpresa do vindouro disco. Outros destaques ficam por conta das faixas: Navegante, dueto póstumo com Papete, um dos grandes nomes da música maranhense, falecido em 2016; e Juntinhos, inédita produzida por Zeca Baleiro e Adriano Magoo, que já pode ser ouvida nas rádios maranhenses desde dezembro de 2019.
Todas as três faixas, que são os primeiros singles de Sarará, já estão disponibilizadas na principais plataformas de streaming.
Parceria com Papete
No início dos anos 1990, Erasmo Dibell venceu o Festival Faber em Imperatriz, no Maranhão, com Filhos da Precisão, gravada pouco depois por Papete, o que abriu as portas para a chegada do cantor e compositor na capital São Luís.
Desde então, a canção é uma das mais conhecidas de Dibell e teve início a amizade com Papete, que acabou produzindo seu primeiro disco, em 1993. Mais recentemente, os dois formaram o grupo Ouro de Mina, que contava também com Murilo Rego, Rui Mário e Carlos Pial.
E foi com o grupo que Papete gravou a composição de Dibell, Navegante, o que agora permitiu a recuperação do áudio e o dueto póstumo. “Papete era um amigo irmão, um artista imprescindível”, relembra Dibell.
Abaixo, o lyric video de Navegante, realizado por Nilson Takashi e sua equipe, parceiro de vários projetos ao longo da carreira de Erasmo Dibell:
Sarará
O disco contará ainda com as participações de Fagner e Rita Benneditto, que já gravou Filhos da Precisão, reggae de viés social de Erasmo Dibell, um dos destaques de seu segundo disco, Pérolas Aos Povos (1999).
Parceiros e amigos de longa data, Zeca Baleiro e Erasmo Dibell se reencontraram em maio de 2019, por ocasião da gravação do documentário musical Maranhão – Ventos que Sopram, de Neto Borges.
Do reencontro nasceu uma nova canção, São Nunca, que também fará parte do álbum Sarará. O CD trará várias releituras da obra de Erasmo, arranjadas e produzidas por Moisés Mota, Marcelo Rebelo e o próprio, mais duas canções inéditas produzidas por Zeca e Adriano Magoo: São Nunca e Juntinhos.
Erasmo Dibell
Erasmo Dibell é um dos artistas mais populares e um dos grandes compositores maranhenses surgidos a partir da primeira metade dos anos 90.
Natural de Carolina/MA, o violonista, intérprete e compositor já foi gravado por vários artistas, entre eles Alcione, Elba Ramalho, Patricia Costa, Rita Benneditto e Papete.
A diversidade de ritmos, o lirismo de sua poesia, o seu peculiar suingue ao violão, além do carisma pessoal e performance são os diferenciais que credenciam Erasmo Dibell a buscar espaço e reconhecimento na multifacetada música que se produz nos dias de hoje.